O grupo de hackers Anonymous lançou um novo ataque contra o website do Vaticano, depois de fracassar em seu objetivo final na tentativa do último 7 de março.

Desta vez os hackers afirmam em seu blog em italiano que esperam que o Vaticano os excomungue de maneira pública e acusam à Santa Sé de atentar contra a saúde das pessoas com as repetidoras da Rádio Vaticano e afirmam que ingressaram no banco de dados do website.

O ataque ainda não foi confirmado nem desmentido pelo Vaticano. Sobre o primeiro ataque, o de 7 de março, o subdirector da Sala de Imprensa da Santa Sé, Pe. Ciro Benedettini, explicou que os hackers não conseguiram culminar sua agressão, pois fracassaram em publicar seu logotipo distintivo no site Web do Vaticano.

Segundo os hackers, sua agressão foi realizada em "resposta às doutrinas, às liturgias e aos preceitos absurdos e anacrônicos que sua organização com interesses de lucro (a Igreja apostólica romana) propaga e difunde no mundo inteiro".

Anonymous, grupo de auto-proclamados "ativistas" de Internet, teve sua origem em 2003, mas alcançou notoriedade desde 2009 por seus ataques contra sites de instituições governamentais e importantes empresas de diversos países, argumentando protestos supostamente legítimos.

Apesar de gabar-se de ser um grupo sem autoridades e que responde a interesses de justiça, o FBI conseguiu intervir e capturar a alguns de seus principais líderes, logo depois de que um destes, Héctor Monsegur, se convertera em um infiltrado do organismo americano.

Tanto ele como os outros dirigentes do grupo criminoso internacional são acusados, entre outros muitos delitos, de roubar dinheiro de uma entidade financeira americana e de roubo de identidade.