A quinta vigília em preparação para a Jornada 2013 aconteceu nesta sexta-feira, dia 9, na Igreja de Sant’Anna. O evento, que teve início com a Santa Missa presidida por Dom Nelson Francelino, bispo auxiliar do Rio, contou com a presença de outros sacerdotes e diáconos, entre eles o padre Renato Martins, responsável pela visita do Papa no ano que vem. Além da missa, Moysés de Azevedo, fundador da comunidade Shalom dirigiu uma meditação aos jovens que passaram a noite em adoração.

A partir dessa edição, informa a web da JMJ 2013, temas específicos serão apresentados para cada vigília. O ministério responsável pela animação da noite foi o Missionário Shalom, de Fortaleza, da comunidade que leva o mesmo nome.

Com muita empolgação e entusiasmo a juventude carioca participou da celebração eucarística. Em sua homilia, Dom Nelson destacou a importância de suplicarmos as bênçãos de Deus durante as etapas preparativas da JMJ. O bispo ainda prometeu que essa será a maior e melhor Jornada. Para isso, reforçou a necessidade de engajamento e comprometimento dos jovens com Jesus. “Ele é a causa da nossa transformação e santidade”, reforçou.

Mais do que uma ocasião festiva, a Jornada “requer dos voluntários muita santidade e que cada trabalho seja testemunho da eterna gratidão por esse Deus que nunca desiste de nós”. Ele também convidou os jovens a não desistirem de Deus.

A adoração foi conduzida pelo fundador da comunidade católica Shalom e membro do Conselho Pontifício dos Leigos, Moysés Azevedo. Ele afirma que assim como a Cruz Peregrina e o ícone de Nossa Senhora que passa de diocese em diocese, formando um movimento de oração, a vigília dos Jovens Adoradores também será “uma seiva escondida que gerará frutos abundantes na Jornada de 2013”.

Moysés acrescentou que o compromisso de adoração mensal “é o grande segredo da preparação da JMJ porque nela está sendo semeada misteriosamente a palavra de Deus”.

Essa também é a opinião do integrante do Missionário Shalom, Rafael Morel, porque segundo ele não existe forma melhor de preparar o evento. “A vigília une a graça de Deus e o nosso sacrifício, por isso é muito importante gerar essa unidade entre os jovens”, diz ele. O cantor completa afirmando que pela adoração a juventude se torna protagonista da Igreja. “O que importa é que Deus entre e vá retirando cada um do egoísmo, da indiferença, da busca de si para buscar a Deus”, enfatizou Morel.

Faltando apenas 500 dias para a JMJ, jovens de todas as partes do Brasil congregaram-se em torno do Santíssimo Sacramento em oração e intercessão pela evangelização dos jovens através do encontro com o Papa. Foi o caso de Douglas Dionizio, 27 anos, que veio de Sorocaba sozinho, segundo ele “na cara e na coragem”, porque não tinha lugar para ficar. Para Douglas, valeu a pena o sacrifício de passar a noite com Jesus rezando pela Jornada.

Simone Gomes, 28 anos, e Simone Carvalho, 26 anos, também enfrentaram a distância a fim de participar da vigília dos Jovens Adoradores. As duas vieram de Teresópolis em uma caravana de aproximadamente 40 pessoas. Mesmo com o cansaço da viagem, todos se mantiveram alegres louvando a Deus por fazerem parte da juventude de Bento XVI. “Tenho um grande desejo de viver a JMJ já esse ano e acho que a vigília é um grande preparo para isso”, comenta Simone Gomes que pretende perseverar e voltar às próximas edições.

A noite foi um convite a todos os jovens manterem o ritmo e o compromisso com os trabalhos, em serviço à Igreja e a juventude já está na expectativa pelos próximos eventos em preparação para a Jornada. Nesse domingo, dia 11, cerca de 200 pessoas vão se reunir para uma gravação de um vídeo institucional na escadaria da Igreja da Penha. O filme será enviado ao Vaticano. A inauguração de um programa para jovens na Rede Vida, que será exibido todos os domingos, também é muito esperada. Ademais, o DMJ, Dia Mundial da Juventude, promete fechar o mês dos jovens com chave de ouro.