O porta-voz da Arquidiocese de Havana (Cuba), Orlando Márquez, disse que embora ainda não haja muita difusão da visita do Papa Bento XVI nos meios de comunicação, está previsto que o Cardeal Jaime Ortega fale com os cubanos sobre este acontecimento na televisão nacional.

"Antes dizia que não há ainda muita difusão nos meios de comunicação nacional (controlados pelo Governo), entretanto já foi anunciada a visita, o povo sabe que o Papa vem. Com nossos próprios recursos, que não muitos, começamos a distribuir pôsteres que se colocam nas paróquias e outras capelas. Em próximos dias deve haver mais deste esforço", informou ao grupo ACI o porta-voz.

Nesse sentido, Márquez indicou que "também nos próximos dias está prevista um comparecimento do cardeal Jaime Ortega na televisão nacional e haverá outra do arcebispo de Santiago de Cuba e presidente da Conferência episcopal, Dom Dionisio García".

"A alegria dos fiéis pela próxima visita do Papa seria vista deste modo estendida ao resto da população cubana. O Papa quis estar junto aos cubanos com esta visita, é um grande privilégio, motivo de alegria e agradecimento a Deus", indicou.

Do mesmo modo, disse que embora não se possa dar uma cifra exata, espera-se que centenas de milhares de cubanos compareçam às Missas que celebrará o Papa, "pois além dos fiéis residentes em Santiago, acudirão também os de outras dioceses próximas. Está previsto que os residentes na metade oriental da Ilha estejam na Missa em Santiago de Cuba, e a outra metade na Missa em Havana".

"Também esperamos peregrinos do exterior, incluindo cubanos que residem nos Estados Unidos e querem estar junto à Igreja em Cuba neste momento tão singular", expressou.

O porta-voz disse ao grupo ACI que Bento XVI entregará à Virgem da Caridade a Rosa de Ouro durante a Missa que celebrará em Santiago de Cuba pelos 400 anos do achado da imagem Mariana; enquanto que "a Missa de Havana será própria do dia para a Quaresma, mas as celebrações pontifícias sempre têm detalhes significativos".

Márquez recordou que o lema eleito para a visita "Peregrino da Caridade", e informou que dois sacerdotes em Santiago de Cuba compuseram uma canção com o mesmo lema e que será estreada antes da Missa nesta cidade.