Nesta quarta-feira, 7, o Papa Bento XVI nomeou a Dom Paulo Mendes Peixoto como novo Arcebispo de Uberaba, Minas Gerais. Até então o prelado se desempenhava como bispo da diocese de São José do Rio Preto (SP).

A nomeação aconteceu por acolhimento ao pedido de renúncia apresentado por Dom Aloísio Roque Oppermann, por limite de idade, ao completar 75 anos, em conformidade com o Código de Direito Canônico, cânon 401.1. Nascido em 19 de junho de 1936, em São Vendelino (RS), Dom Roque Oppermann, foi ordenado sacerdote em 1961, em Taubaté (SP). Foi ordenado bispo em 21 de abril de 1983, em Ituiutaba (MG). Foi arcebispo de Uberaba desde 1996.

Segundo informa a CNBB, o novo arcebispo nasceu no dia 25 de fevereiro de 1951, na cidade de Imbé (MG). Estudou Filosofia e Teologia no Seminário Diocesano de Caratinga (MG), além de ter cursado História e ser especializado em Direito Canônico no Instituto Superior de Direito Canônico do Rio de Janeiro (RJ).

Dom Paulo foi ordenado sacerdote em 08 de dezembro de 1979, passando a fazer parte do clero de Caratinga. Antes do episcopado, exerceu importantes funções. No período entre 1979 e 1989, foi ecônomo no Seminário Diocesano de Caratinga, e de 1995 a 2005, foi diretor Espiritual, no mesmo local, onde também lecionou Direito Pastoral e Introdução ao Ministério da Salvação no Propedêutico.

Como pároco ou administrador Paroquial, realizou trabalhos em 11 paróquias. Na comunicação, Dom Paulo, já apresentou programas religiosos diários de rádio e foi colunista mensal da revista ‘Diretrizes’, ambos na diocese de Caratinga. Atuou, também, como membro da equipe de redação do roteiro dos Grupos de Reflexão.

Seu lema é: “Para o serviço à vida.”, conclui a nota da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.  

A página da Arquidiocese de Uberaba em sua seção de notícias hoje expressa seu júbilo pelo novo arcebispo nomeado pelo Papa e afirma em nota: "Rendemos graças a Deus pela nomeação de Dom Paulo que, à Luz do Espírito Santo, apascentará o rebanho a ele confiado pela Igreja de Jesus Cristo, presente na Arquidiocese de Uberaba, sob o olhar do Sagrado Coração de Jesus, nosso Padroeiro".

Por sua parte, em mensagem à sua nova diocese Dom Mendes afirmou que  conta "com o apoio de todos para construir o bem e realizar aquilo que a mim está sendo confiado. Com o lema: “Para o serviço à vida”, convoco cada pessoa de boa vontade, principalmente as lideranças das comunidades, com a força da fé e de compromisso cristão, a lutar juntos “para que todos tenham vida, e a tenham em abundância” (Jo 10, 10). Rogamos ao Deus da vida, com generosidade, abençoar e nos dar força para continuar fazendo dessa Igreja uma caminhada sempre viva e atuante em sua missão."