O Bispo de Pinar del Rio, Dom. José Siro González, dirigiu uma enérgica carta a sua diocese em que pede cautela e adverte a indiferença do governo cubano frente a um conhecido delinqüente que se dedica a saquear templos, escritórios e comunidades religiosas.

“Faz já três anos que apareceu um delinqüente chamado Carlos Villar Crespo e começou a operar sigilosa e astutamente em bispados, paróquias e casas de religiosos e religiosas. Cometia suas maldades e desaparecia sem deixar rastro. Obrigada pelas circunstâncias,  a Conferência Episcopal apresentou suas queixas às autoridades através do advogado da mesma”, recordou o Bispo.

Segundo Dom. González, depois que o Bispo de Bayamo-Manzanillo dirigiu uma carta ao Ministro do Interior, “transcorreu um não tão longo lapso de tempo de relativa calma e agora de novo fez sua aparição tão desagradável personagem cometendo delinqüências como  invasão de domicílio e roubo”.

Do mesmo modo, denunciou que “nestes tempos invadiu a Catedral tentando roubar. Em dias recentes entrou na casa das Irmãs Mínimas, onde foi surpreendido pela Superiora, e aos poucos dias entrou de novo no convento e enquanto as Irmãs participavam da Missa este sujeito sem escrúpulos registrou as habitações abriu os armários e roubou o pouco dinheirinho que tinham para o sustento delas e dos idosos que assistem”.

“Por que afirmamos tão rotundamente que é essa mesma pessoa?... Porque os detalhes físicos e a forma de agir assim o corroboram e porque já faz muito tempo sofremos seus desmandos. Eu me faço várias perguntas e uma delas é: por que esse indivíduo não rouba domicílios particulares, nem centros estatais, mas apenas casas eclesiásticas? por que as autoridades não o detêm evitando assim essas brincadeiras do delinqüente? Faço-me outras perguntas, que não é o caso torná-las públicas para não ofender  ninguém”, precisou.

O Bispo pediu aos párocos, religiosas, e bispos estar alertas “porque o ladrão ronda de novo”.