"Cada Jmj é uma epifania de uma Igreja que não envelhece!", afirmou o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), Cardeal Stanislaw Rylko, na tarde de terça-feira, 28 de fevereiro, quando se encontrou com os responsáveis e fundadores de movimentos e novas comunidades no Centro de Estudos do Sumaré.

A reunião foi presidida pelo Cardeal Rylko junto com o presidente do Comitê Organizador Local (COL) da JMJ Rio2013 e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta, com o Vigário Episcopal para os Institutos de Vida Religiosa, Sociedades de Vida Apostólica e Novas Comunidades do Rio de Janeiro, Dom Roberto Lopes e os membros da comissão do PCL, Pe. Eric Jacquinet, responsável pela Seção Jovem e padre João Chagas.

O PCL é o órgão responsável pela organização da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Vaticano e a delegação que está em visita ao Rio permanecerá na cidade até o dia 2 de março.

Depois de expressar sua alegria por estar na cidade onde a próxima Jornada Mundial da Juventude será realizada o Cardeal falou um pouco sobre a trajetória das Jornadas iniciadas pelo Beato Papa João Paulo II.

“A história destes encontros dos jovens do mundo inteiro com o Sucessor de Pedro já tem mais de vinte e cinco anos. Neste período, as Jmj’s tornaram-se um poderoso instrumento de evangelização do mundo dos jovens e de diálogo com as jovens gerações. Como escreveu o papa Wojtyła, «a Igreja tem tantas coisas para dizer aos jovens e os jovens têm tantas coisas a dizer à Igreja»".

"Cada Jmj é uma epifania de uma Igreja que não envelhece, que é sempre jovem, porque Cristo é sempre jovem e sempre jovem é o seu Evangelho”, destacou.

“Um quarto de século após a Jmj realizada em Buenos Aires, este grande evento retorna ao continente Latino-americano. É um momento significativo para poder fazer uma revisão sintética dos frutos até então recolhidos. Quantas mudanças de vida aconteceram após as Jmj’s! Quais importantes descobertas para as vidas dos jovens! A descoberta de Cristo: Caminho, Verdade e Vida; a descoberta da Igreja como mãe e mestra e como “companhia de amigos”, que sustenta no caminho da existência; a descoberta do Sucessor de Pedro como guia seguro e amigo em quem se pode confiar”.

“Para tantos jovens a Jmj tornou-se uma espécie de “laboratório da fé”, como gostava muito de defini-la o papa Wojtyła, lugar onde redescobrir uma religiosidade que não se opõe com o “ser jovem”, ressaltou o purpurado.

No encontro o presidente do PCL falou sobre a importância das novas comunidades para a Igreja e para a evangelização: “As comunidades católicas geraram novas pedagogias de encontro com Cristo e são locais onde muitos católicos encontram renovação de sua fé”.

O Cardeal disse ainda que “graças a fé podemos manter-nos jovens tendo 90 anos de idade e que o Brasil tem muito a oferecer para o mundo sobre a alegria de viver a fé”.

Sobre a Jornada, Dom Rylko destacou o que é preciso para preparar a JMJ Rio2013: “Conversão! Os jovens distinguem entre puros mestres e aqueles verdadeiros testemunhos de Deus”.

Em nome do Papa Bento XVI, o Cardeal Rilko agradeceu o que já feito pelos jovens e que disse que a Igreja conta com todos para JMJ Rio2013.

«Peço-vos, queridos amigos, que ameis a Igreja, que vos gerou na fé, que vos ajudou a conhecer melhor Cristo, que vos fez descobrir a beleza do Seu amor. Para o crescimento da vossa amizade com Cristo é fundamental reconhecer a importância da vossa feliz inserção nas paróquias, comunidades e movimentos», requisitou o cardeal dos membros dos movimentos presentes.

"Ele afirma ainda que nas Jmj’s os jovens “vêm que não estão sozinhos, que existe uma grande rede de fé, uma enorme comunidade de crentes no mundo, que é bom viver nesta amizade universal”. Apesar das diversas línguas, culturas, todos se sentem profundamente unidos e parte de uma grande família espiritual e isto dá uma grande força à sua fé", concluiu o cardeal.

Para ver o discurso completo do Cardeal, ingresse em: http://www.rio2013.com/pt/noticias/detalhes/227/encontro-com-os-representantes-dos-movimentos-e-novas-comunidade