A arquidiocese de Natal, no Rio Grande do Norte,  celebra os cinco anos da beatificação dos Mártires de Cunhaú e Uruaçu - os Protomártires do Brasil, no dia 5 de março. Segundo o informado por pastorais da região, a celebração tem início às 15h, do próximo sábado, quando fiéis de várias paróquias da arquidiocese se concentrarão no Santuário Chama de Amor, na Comunidade de Cunhaú, município Canguaretama. De lá, sairão em procissão, às 16h, conduzindo a imagem de Nossa Senhora das Candeias, em direção à Capela de Cunhaú, um dos locais onde aconteceu morticínio.

Às 17h, o arcebispo Metropolitano de Natal, Dom Matias Patrício de Macêdo, presidirá a missa solene. Após a missa, o grupo de teatro Ana Costa, de Canguaretama, fará a encenação do morticínio de Cunhaú. As celebrações continuam no domingo, dia 06, dessa vez, no Monumento aos Protomártires do Brasil, em Uruaçu, município de São Gonçalo do Amarante, com missa, às 17h, presidida pelo vigário geral da arquidiocese, padre Robério Camilo da Silva. Em seguida, acontecerão apresentações culturais.

Em 16 de junho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por mais de 200 soldados holandeses e índios potiguares. Os fiéis participavam da missa dominical, na capela de Nossa Senhora das Cadeias, no Engenho Cunhaú - no município de Canguaretama, localizado na zona agreste do Rio Grande do Norte. Por seguirem a religião católica, tiveram que pagar com a própria vida o preço da fé , por causa da intolerância calvinista dos invasores.

Os padres André de Soveral e Ambrósio Francisco Ferro e os 28 companheiros foram beatificados pelo Papa João Paulo II, dia 5 de março de 2000, na Praça de São Pedro, no Vaticano.