O Serviço de Informação do Vaticano anunciou ontem pela manhã o programa oficial do Papa Bento XVI para o Congresso Mundial das Famílias que será celebrado em Milão (Itália), de 29 de maio à 3 de junho.

No evento, intitulado "A Família: o Trabalho e a festa", o Santo Padre vai estará presente entre os dias 1º de junho (sexta-feira) e o domingo 3 de junho.

Na sexta-feira o Santo Padre chegará às 5:00 pm (hora local) no aeroporto de Milão-Linate, onde será recebido pelas autoridades. Às 05:30pm reunirá os milaneses, a quem vai dirigir umas palavras na Piazza del Duomo. Às 7:15 pm irá ao Teatro La Scala, onde haverá um concerto em sua homenagem.

No sábado dia 2, às 10:00h o Papa rezará Laudes (orações da manhã) na Catedral de Milão, juntamente com os sacerdotes, religiosos e religiosas, a quem dirigirá uma meditação.

Ao término, vai viajar de carro até o Stadio San Siro, para um encontro com os jovens que receberão a crisma este ano.Pela tarde, Bento XVI se reunirá com as autoridades civis e pronunciará um discurso. Às 8:30pm, o Papa participará do Encontro Mundial das Famílias, durante a Festa dos
Testemunhos, que será realizada no Parco Nord na cidade.

No domingo dia 3 o Papa presidirá a Eucaristia que terá início às 10:00 am no Parco Nord. Depois de rezar o Ângelus, às 12:00, retornará ao Arcebispado, onde à tarde vai cumprimentar os membros da fundação de Milano Fundação famiglie 2012 e os organizadores da visita.
Às 5:30 pm, depois de despedir-se das autoridades civis no aeroporto de Milão-Linate, o Santo Padre iniciará a viagem de volta a Roma.

Os encontros mundiais das famílias tiveram sua origem em 1981, quando o Beato João Paulo II promulgou a Exortação Apostólica "Familiaris Consortio" e criou o Pontifício Conselho para a Família.

O primeiro foi realizado em Roma em 1994 e desde então teve edições a cada três anos, com o objetivo de celebrar o dom divino da família e reunir familiares para rezar e aprofundar na compreensão do papel da família cristã como Igreja doméstica e unidade básica da evangelização.