Durante toda a tarde de hoje, 27 de fevereiro, os responsáveis pelos setores que compõem o Comitê Organizador Local (COL) da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Rio2013 estiveram reunidos com a delegação do Pontifício Conselho para os Leigos (PCL), para apresentar o andamento dos trabalhos de preparação para 2013.

O PCL é o órgão do Vaticano responsável pela organização da JMJ. A comitiva chegou de Roma pela manhã, trazendo o presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Stanislaw Rylko. Os membros do PCL ficarão na cidade até o dia 2 de março. Do aeroporto o grupo seguiu para o Centro de Estudos do Sumaré, onde a comissão está hospedada e onde acontecerá parte das reuniões agendadas para o período da visita.

Na chegada ao Sumaré o Cardeal Rylko falou que o Papa Bento XVI acompanha de perto os preparativos da JMJ e espera o engajamento de todos os jovens. “A JMJ é uma aventura da fé onde o protagonista principal é o Espírito Santo. Ele é nossa força!", afirmou ele.

“É um passo muito importante a presença do Cardeal Rylko com a equipe do Pontifício Conselho para os Leigos aqui no Rio de Janeiro para nos ajudar a preparar a próxima Jornada Mundial da Juventude”, ressaltou o presidente do COL e arcebispo do Rio, Dom Orani João Tempesta.

Dom Orani destacou a partilhar sobre o trabalho que está sendo feito pelas várias comissões do COL, com a apresentação do que já foi feito, o que está em andamento e quais as principais dificuldades.

“Eles tem uma experiência vasta em relação a JMJ e perguntam, aconselham e podem dar orientações sobre alguns aspectos importantes. Creio que isso é uma riqueza muito grande e os passos concretos que já foram dados foram muito elogiados”, disse Dom Orani.

Padre Antônio Ramos do Prado, assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Juventude da CNBB e coordenador da peregrinação da Cruz da Jornada pelo Brasil e Cone Sul lembrou a importância desse aprendizado, fruto do encontro.

“Eles tem uma visão de mundo, da história das Jornadas Mundiais da Juventude e vão também nos orientando”, disse o sacerdote e completou: “Acho que a nossa Jornada no Brasil está belíssima, em especial pelas apresentações que tivemos até agora, com todos os grupos trabalhando com perspectiva bastante profunda, não só no campo organizacional, mas a preocupação com a evangelização, mostrando também a beleza e a riqueza do Brasil”.