Maior disciplina, vida de oração mais intensa e uso de vestimenta religiosa parecerem explicar, entre outros fatores, a presença de um maior número de vocações nas comunidades de vida consagrada, disse o prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Dom Franc Rodé.

O Prefeito fez estas declarações durante sua participação na assembléia da Conferência dos Religiosos realizada há alguns dias em  Cornwall, Canadá.

Segundo Dom Rodé, da Congregação da Missão, a "secularização da sociedade e das comunidades religiosas" e a diminuição do número de filhos, "têm contribuido para a diminuição do número de vocações no Canadá".

Neste contexto, afirmou o dignitário vaticano, as comunidades religiosas deveriam voltar a uma "disciplina, que embora no passado possa ter sido vivida de forma exasperada", hoje sua ausência tem provocado o efeito oposto, ao mesmo tempo em que os dados a disposição mostram que "as comunidades mais disciplinadas e as que levam uma vida de oração mais intensa, parecem ter um maior número  de vocações".

Além disso, Dom Rodé recomendou o uso do hábito religioso para fazer ver inclusive externamente os “sinais" da pertença a uma comunidade religiosa.