Caracas, 23 Fev. 12 / 08:20 pm (ACI/EWTN Notícias).- O Arcebispo de Caracas (Venezuela), Cardeal Jorge Urosa, incluiu em suas orações o presidente Hugo Chávez, durante o início da Quaresma ao conhecer o estado de saúde do mandatário, doente de câncer.

Na homilia da Missa que presidiu na quarta-feira de Cinzas na Catedral de Caracas, o Cardeal pediu "de maneira especial pela saúde física do presidente da Venezuela, Hugo Chávez Frias".

O Cardeal fez este pedido logo depois de que o próprio presidente Chávez revelou a aparição de uma lesão no mesmo lugar do corpo onde meses atrás foi operado para extrair um tumor cancerígeno.

Conforme assinala fontes da imprensa local, o Cardeal destacou na Missa a importância do sacramento da reconciliação e alentou a lutar para vencer os pecados vinculados à concupiscência da carne.

"Temos que aprender a dominar as paixões carnais, cumprir com grandes sacrifícios para dar testemunho de Cristo ante o mundo, e oferecer a vida de cada um pelas almas como futuros sacerdotes", disse de maneira especial aos seminaristas presentes o purpurado.

Além disso, ele recordou a obrigação de cumprir com os dias de jejum estabelecidos no calendário litúrgico da Igreja Católica, como na quarta-feira de Cinzas e Sexta-feira Santa, "abstendo-se de comer carnes".

"Deus quer que nossa oração mais viva e para este ano a Igreja propõe ler a Palavra de Deus. Mas além disso devemos assistir à a Santa Missa que e o recordo da Ressurreição gloriosa de Jesus Cristo", disse logo.

Finalmente, o Arcebispo de Caracas falou da prática da caridade. "A partir do mandamento de Jesus: ‘Amar a seu próximo como a ti mesmo’, a Quaresma se converte em um momento para ajudar os mais pobres e necessitados de nossa sociedade, como tarefa de cada cristão".