Faltando aproximadamente um mês para  a visita que realizará o Papa Bento XVI a Cuba de 26 a 29 de março, os bispos desse país alentam a viver a gratidão a Deus, a misericórdia e reconciliação, que se convertam em atitudes cotidianas e formem parte da vida diária.

Em diálogo com o grupo ACI no dia 21 de fevereiro, o presidente da Conferência de Bispos Católicos de Cuba (COCC), Dom Dionisio García Ibáñez, indicou que este será um ano pastoralmente muito intenso para a Igreja em Cuba, que propõe ao país "um gesto de misericórdia e compaixão entre todos os cubanos".

O também Arcebispo de Santiago de Cuba assinalou ademais que "nossa proposta pastoral tem como centro dar a conhecer quem é o Vigário de Cristo na Igreja, explicar quem é Bento XVI, o que significa para a Igreja, qual sua missão e mensagem para o mundo".

O Prelado contou ao grupo ACI alguns detalhes sobre os dias que o Santo Padre permanecerá na ilha, como o recebimento que terá ao 26 de março no aeroporto Antonio Maceo de Santiago de Cuba, onde quatro crianças o receberão e entregarão Ramos de flores como símbolo da alegria do povo cubano pela sua chegada.

"O presidente da República e eu o receberemos no aeroporto com outros Arcebispos cubanos, quatro crianças entregarão Ramos de flores e logo ele percorrerá as ruas de Santiago de Cuba com o papamóvel até chegar ao arcebispado de Santiago", manifestou.

Do mesmo modo, assinalou que a Eucaristia que presidirá o Santo Padre pelos 400 anos do encontro da imagem da Virgem da Caridade do Cobre no Praça Antonio Maceo, contará com um coro de 150 vozes que "vem-se preparando para esta data especial".

Além disso, o bispo confirmou a criação de um hino composto especialmente para a visita do Papa e que será cantado antes do início da Missa na Praça Antonio Maceo, cuja letra fala do Santo Padre como peregrino da caridade.

Dom García explicou também que a imagem da Virgem da Caridade será trazida do Santuário do Cobre para a Missa em Santiago de Cuba dado que o Santuário não conta com espaço suficiente para a quantidade de milhares de fiéis que vão querer presenciá-la.

Finalmente, o Arcebispo expressou sua alegria pela presença do Papa em seu país e ressaltou que "a Igreja em Cuba se está preparando para receber o Papa Bento XVI com muito entusiasmo" e além disso pediu a todos os fiéis que "orem muito para que o Papa toque os corações de todo o povo cubano e nossa fé se acrescente".