O secretário geral da Conferência do Episcopado Mexicano (CEM), Dom Victor René Rodríguez Gómez, assinalou que, dadas as condições de violência que se vivem atualmente nesse país, a só presença do Papa Bento XVI será "uma mensagem de esperança".

Em declarações para o grupo ACI Prensa, Dom Rodríguez Gómez recalcou que a visita do Santo Padre, de 23 a 26 de março, será um chamado para que os católicos mexicanos "possam, com nosso compromisso cristão, ser um fator de esperança para a paz, a harmonia e a reconciliação em nosso país".

O prelado destacou que a chegada do Papa ao México é "um sinal da proximidade do Santo Padre com os distintos povos católicos do mundo, particularmente da América Latina".

Sobre a decisão de que Bento XVI vá a León e não à capital do país, México D.F., o secretário geral da CEM indicou que esta cidade foi proposta pelo episcopado mexicano, logo depois de que os médicos do Papa dessem algumas prescrições sobre sua saúde.
"O episcopado mexicano procurou um lugar que fosse central, e que representasse não só um lugar determinado mas o México inteiro", explicou.

Em relação com as expectativas que têm os bispos mexicanos pela chegada de Bento XVI, Dom Rodríguez Gómez assinalou que "fundamentalmente o vemos como o pastor supremo da Igreja. Vemos nele um modelo para nosso compromisso com o Evangelho, com a missão evangelizadora que o Senhor nos confiou".

O prelado mexicano também expressou sua confiança em que o Papa abordará o tema da paz, a qual "não é possível sem desenvolvimento, e nosso povo precisa ter claro esse caminho de desenvolvimento integral, onde estão contempladas a liberdade e a dignidade de todas as pessoas".

"Nós estamos preparando com a sensibilização da grande maioria de mexicanos. Procuramos que a presença do Papa não só um evento, mas um acontecimento que deixa um rastro positivo na Igreja e no povo do México em geral".