O Papa Bento XVI alentou os 22 novos cardeais  a viverem a fidelidade à mensagem de Cristo e a colaborar com os novos cardeais e com quem têm uma maior responsabilidade no anúncio do Evangelho para fazer que chegue a todos os lugares da terra.

Em suas palavras prévias à reza do ângelus com os milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa assinalou que "este domingo particularmente festivo aqui no Vaticano,por causa do Consistório, que teve lugar ontem, no qual criei 22 novos cardeais".

Por isso, disse Bento XVI, "convido-os a unir também sua oração por estes venerados irmãos, que agora estão mais comprometidos a colaborar comigo na guia da Igreja universal e a dar testemunho do Evangelho até o sacrifício da própria vida".

Em espanhol o Santo Padre se dirigiu de maneira particular aos "bispos, presbíteros, pessoas consagradas e fiéis vieram para acompanhar os novos Cardeais. Acompanhem também com a oração e a colaboração em sua nova responsabilidade".

Na celebração da Cátedra de São Pedro, que este ano foi adiantada para este domingo porque nos dia 22 quarta-feira de Cinza, o Santo Padre convidou "a todos a serem fiéis à mensagem de Cristo irradiado pelos Apóstolos e a ter presentes na prece a quantos receberam o ministério de fazer chegar a luz do Evangelho através dos tempos em todos os cantos da terra".

Em italiano o Papa explicou que a cor vermelha do hábito cardinalício simboliza a vontade de entregar a própria vida no cumprimento de sua missão, e recordou as palavras do Jesus a seus apóstolos: "quem queira ser o primeiro que se faça servidor de todos. Porque o mesmo Filho do homem não veio para ser servido, a não ser para servir e dar sua vida em resgate por uma multidão’.

O Pontífice explicou logo que "a ‘Cátedra a cadeira reservada ao Bispo, de onde deriva o nome ‘Catedral’ dada à Igreja aonde, em efeito, o Bispo preside a liturgia e ensina o povo".

A Cátedra de São Pedro, "representada na abside da Basílica Vaticano por uma imponente escultura do Bernini, símbolo da especial missão de Pedro e de seus Sucessores de apascentar o rebanho de Cristo tendo-o unido na fé e na caridade".

Bento XVI disse que "tal especial compromisso de serviço dado à comunidade romana e a seu Bispo pelo fato de que nesta cidade verteram seu sangue os Apóstolos Pedro e Paulo, assim como outros numerosos mártires".

"Deste modo, voltamos para testemunho do sangue e da caridade. A Cátedra do Pedro, portanto, sinal de autoridade, mas aquela de Cristo, apoiada na fé e no amor".

Depois de encomendar os novos cardeais ao amparo da Virgem, o Papa fez votos para que Santa Maria "ajude-me e ajude meus colaboradores a trabalharmos incansavelmente pela unidade do povo de Deus e a anunciarmos a todas as gentes a mensagem de salvação, cumprindo humildemente e com coragem o serviço da verdade na caridade".