Em uma mensagem enviada do Policlínico Gemelli ao Cardeal Francis Arinze, Prefeito da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, o Papa João Paulo II destacou a urgência de educar os fiéis na liturgia, especialmente na Eucarística.

Na mensagem, dirigida com ocasião da plenária do dicastério que será encerrada amanhã no Vaticano, o Santo Padre agradece ao cardeal Arinze “pelas palavras de afeto e por assegurar uma oração especial por mim –escreve o Papa– em nome de todos os participantes, assim como pelo empenho generoso com o que guia o dicastério”.

“Estou especialmente agradecido à congregação –acrescenta– por ter secundado em seguida as indicações da encíclica ‘Ecclesia de Eucharistia’ e da carta apostólica 'Mane nobiscum Domine'”.

O Santo Padre destacou na carta que “principalmente na celebração eucarística, viva representação do mistério pascal, Cristo está presente e sua ação é participada e compartilhada nos modos apropriados a nossa humanidade, necessitada de palavras, sinais e ritos. A eficácia desta ação é fruto da obra do Espírito Santo, mas também exige a resposta humana”.

Importância das homilias

João Paulo II assinala que a homilia, um dos temas tratados nas sessões destes dias, “tem uma fisionomia diversa da catequese ordinária, e compromete ao que a pronuncia a uma dupla responsabilidade: com a Palavra e com a assembléia”. “É importante que não falte, especialmente na Eucaristia dominical. No contexto da nova evangelização, constitui uma oportunidade formativa preciosa, e portanto única”.

Outro tema de reflexão, continua a carta papal, é o da formação litúrgica. “É urgente que nas comunidades paroquiais, associações e movimentos eclesiásticos se assegurem programas formativos adequados, para que a liturgia seja melhor conhecida pela riqueza de sua linguagem e se viva em plenitude. Na medida em que se faça isto, serão experimentados benefícios na vida pessoal e comunitária”.