A Conferência Episcopal Irlandesa (CEI), indicou que não é certo que a Igreja não esteja velando pelas vítimas de abusos sexuais, pois existem vários programas para dar-lhes atenção psicológica e assessoria.

Desta maneira os bispos saíram ao encontro das declarações que a ex-presidente do "Royal College of Psychiatrists" do Reino Unido, Sheila Hollins, ofereceu na semana passada no Simpósio celebrado na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, onde disse que as vítimas de abusos na Irlanda não receberam desculpas, nem ajuda terapêutica nem indenizações tampouco.

A CEI disse que estas afirmações "tergiversam fortemente a realidade", pois serviços como "Rumo ao alívio" são financiados conjuntamente pelos bispos e as congregações religiosas para dar assessoria reservada e outros suportes às vítimas de abusos com terapeutas independentes e plenamente creditados.

Desde 1997, indicou o Episcopado, este serviço deu 250.000 sessões a mais de 5.000 vítimas. Além disso, acrescentou, no ano passado foram desembolsados 10.000.000 de euros para seu financiamento para os próximos cinco anos.

Em relação aos ressarcimentos, os bispos disseram que no caso da Arquidiocese de Dublin, esta pagou mais de 13.000.000 de euros às vítimas.

"Muitos bispos e autoridades das congregações pediram perdão em público e privadamente às vítimas e à sociedade civil e religiosa indignada e decepcionada da Igreja católica pela carência de governo moral e responsabilidade", indicou.