Os membros do All India Christian Council (AICC), denunciaram a destruição do velho cemitério cristão de Sabarmati no estado de Gujarat, e indicaram que existem suspeitas de que os autores seriam grupos radicais hindus.

Conforme informou esta quarta-feira a agência Fides, o cemitério foi "profanado e destruído com tratores" no dia 26 de janeiro. Por isso, o AICC pediu a renúncia do Primeiro ministro de Gujarat, Narendra Modi, conhecido líder militante do Bharatiya Janata Party (BJP), e muito próximo a grupos extremistas hindus.

Os cristãos assinalaram que Modi não os protege. Eles também pediram a destituição do chefe da polícia de Sabarmati, S.D. Patel, por descumprimento de seus deveres constitucionais.

O cemitério ecumênico de Sabarmati se remonta ao período britânico. A área foi concedida aos fiéis de sete confissões cristãs presentes em Ahmedabad (católicos, metodistas e alguns grupos pentecostais) antes de 1947.

Samson Christian, do AICC, assinalou que o acontecido mostra que "em Gujarat há um problema sério: o desprezo pelos sentimentos religiosos das minorias".