A organização internacional católica Ajuda à Igreja que Sofre (AIS) manifestou seu beneplácito pela nomeação de um importante líder católico no diálogo interreligioso, Dom Joseph Coutts, como novo Arcebispo de Karachi no Paquistão.

O Papa Bento XVI promoveu no dia 25 de janeiro, dia da conversão de São Paulo, o Prelado que se desempenhava até agora como Bispo de Faisalabad.

Neville Kyrke-Smith, diretor nacional da AIS no Reino Unido afirmou que "estamos contentes pela nomeação de Dom Coutts para a Arquidiocese de Karachi. Seu incansável trabalho promovendo a justiça e a paz entre cristãos e muçulmanos o ajudarão frente aos grandes desafios de seu novo cargo".

"O ano passado trabalhamos com ele em nossa campanha para pressionar o governo do Paquistão para revisar a lei de blasfêmia, cujo mau uso gerou muito sofrimento para nossos irmãos cristãos no país, assim como para membros de outras comunidades religiosas", acrescentou.

O Bispo de 66 anos esteve sempre à frente do diálogo interreligioso com os muçulmanos e lutou sempre pela defesa dos cristãos perseguidos no Paquistão.

A lei de blasfêmia no Paquistão pode fazer que os cristãos sejam condenados à cadeia perpétua ou à morte se forem acusados, e sem necessidade de provas, por ter blasfemado contra o Corão, o Islã ou Maomé.

Uma das vítimas desta norma é a Asia Bibi, uma mãe de família de 5 filhos que ainda segue na prisão e que foi condenada à pena capital. Ela sempre negou os cargos que lhe imputam.

Dom Coutts disse dias atrás à AIS que "ainda temos um desafio a ser obtido: amar e não esperar nada em troca, seguir adiante sem perder a esperança, ser a luz e não entrar no caminho da escuridão".

O Arcebispo eleito de Karachi é também o Presidente da Conferência Episcopal do Paquistão e Diretor da Cáritas neste país.