A liberdade religiosa estará em jogo durante as próximas eleições parlamentares em Moldavia, segundo Vlad Cubreacov, vice-presidente do partido democrata cristiano, que representa a oposição no país.

Em uma entrevista concedida à organização Ajuda à Igreja Necessitada (AIN), Cubreacov assinalou que dos 47 membros do Conselho da Europa, Moldavia e França são os únicos que proibem a educação religiosa nas escolas públicas. Na França isso se deve a razões históricas, enquanto que em Moldavia é o resultado da política comunista.

Também advertiu que em seu país, não só a liberdade religiosa está em perigo mas também a liberdade em geral, o que resulta ser de vital importância frente a proximidade das eleições.

Cubreacov, membro da Assembléia Parlamentar do Conselho da Europa e membro leigo da igreja ortodoxa romena, é otimista quanto ao tema das seguintes eleições. Segundo ele, só uma fraude em grande escala poderia manter os comunistas no poder.  E se este é o caso, a fraude poderia desencadear um grande protesto popular como aconteceu na Ucrânia há pouco tempo.