O encarregado de logística da visita do Papa Bento XVI à cidade de León no México, o Pe. Jorge Raúl Villegas, contou que os católicos receberão o Santo Padre com um repique geral de sinos, uma novidade em relação aos espelhos usados para receber João Paulo II em suas 5 visitas ao país.

Em declarações ao grupo ACI, o sacerdote mexicano deu a conhecer os detalhes da preparação em León, estado de Guanajuato, para receber o Santo Padre que estará no México entre os dias 23 e em 26 de março.

O sacerdote mexicano disse que a idéia que têm os organizadores é que Bento XVI seja recebido no dia 23 de março "com um repique de sinos em toda a cidade. Estamos convidando a que todo o México, no momento em que o Papa aterrisse, lhe dê as boas-vindas deste modo, por isso convidamos a que as pessoas levem sininhos".

"É como quando fazemos o chamado à Missa, o sino nos chama, é um chamado à esperança, ao amor, ao reencontro, a dizer: temos que sair desta situação que aflige o México", acrescenta o Pe. Villegas.

Os mexicanos mudariam assim os espelhos com os que saudavam João Paulo II para que desde o avião papal pudesse ver neles o reflexo do sol.

O sacerdote não deu detalhes do cardápio do Santo Padre no México porque "isso depende do séquito do Vaticano" mas precisou que "certamente será uma alimentação adequada à sua saúde porque recordemos que já é um homem idoso" com quase 85 anos de idade.

Depois de assinalar que haverá um hino para a visita do Pontífice, o Pe. Villegas explicou que serão 100 mil os jovens que colaborarão "fazendo cercas nos diferentes pontos de encontro e os diferentes percursos que terá o Papa" na cidade de León.

Estes jovens terão ademais uma catequese para que sejam "pessoas que se prepararam com uma oração e um espírito renovado, para sentir e vibrar o que significa uma visita do Santo Padre".

O encarregado de logística disse também ao grupo ACI que se está preparando uma velada de oração para o 24 de março, animada por cantos e atividades culturais, em preparação à Missa que celebrará o Papa no dia 25 no Parque do Bicentenário em Guanajuato.

Finalmente o sacerdote indicou que o presente maior dos mexicanos para o Papa é "uma reciprocidade de fé, dizer-lhe aqui estamos: somos fiéis, seguimos confiando em nosso único guia que é o pastor dos pastores. Recebemos o Santo Padre como pastor e queremos escutá-lo".