O homem mais rico da Indonésia, Aburizal Bakrie, doou 25 milhões de rupias (uns três milhões de dólares), ao orfanato católico Rosa Mística de Kupang, dirigido pela congregação das Religiosas da Virgem Maria.

O centro se chama Rosa Mística e está situado na província de Nusa Tenggara oriental, onde funciona desde 2000 e atualmente acolhe 24 meninas.

O site Missão Online do Pontifício Instituto de Missões Estrangeiras (PIME) , explicou que Bakrie doou outros 50 milhões de rupias a cinco paróquias do país e outros dois orfanatos -dirigidos por protestantes e muçulmanos.

Bakrie, de 65 anos, é um dos mais poderosos homens de negócios do país. É licenciado em engenharia eletrônica e até o ano 2004 dirigiu a empresa PT Bakrie & Brothers Tbk liderando diversos setores da produção, a agricultura, os transportes e os bancos.

Durante anos, foi membro da partido Golkar, e no ano 2009 foi eleito como líder. É considerado como possível candidato para as eleições presidenciais da Indonésia em 2014.

Em declarações ao Mision Online, Bakrie explicou que sua doação "não tem nenhuma motivação política, espero que as irmãs possam aceitar este gesto como minha sincera vontade de ajudar os hóspedes do orfanato".

A diretora do orfanato Rosa Mística, Irmã María Irensia Liliana Kemat, explicou que necessitavam com urgência aumentar o número de camas do orfanato assim como outros serviços, como uma sala de computadores.

"É uma honra para nós receber a doação de Aburizal Bakrie, através deste gesto, Deus entra na vida dos mais necessitados oferecendo amor e humanidade", acrescentou.

Conforme informou Mision Online, Indonésia, é o país com a maior população muçulmana do mundo, onde os cristãos não superam o cinco por cento da população, e os católicos o três.