Ao presidir a Eucaristia pelo milésimo Cursilho do Movimento de Cursilhos da Cristandade na cidade de Córdoba (Espanha), o presidente do Pontifício Conselho para os Leigos no Vaticano, Cardeal Stanislaw Rylko, assinalou que os movimentos eclesiásticos são um dom do Espírito Santo e uma resposta para os desafios do mundo de hoje.

"Os movimentos eclesiásticos e as novas comunidades são resposta oportuna do Espírito Santo aos desafios que o mundo lança à Igreja de nossos tempos. Por isso a Igreja vos olha com grande esperança e conta convosco", expressou o Cardeal na celebração jubilar na Igreja Catedral de Córdoba, diante de mais de 2 mil cursilhistas.

Do mesmo modo, depois de ressaltar a urgência do trabalho evangelizador, destacou três tarefas para as associações laicais e movimentos eclesiásticos atuais: "ser escolas de santidade, de missão e de comunhão".

Neste sentido, indicou que "o mundo necessita verdadeiros cristãos Santos, por isso os movimentos e associações laicais devem ser missionários e evangelizadores, e verdadeiras escolas de comunhão".

Em outro momento da Missa, o Bispo de Córdoba, Dom Demetrio Fernández, manifestou que o cursilho número mil "é ocasião para agradecer a Deus tantos benefícios obtidos nestes 58 anos, na Diocese de Córdoba", e acrescentou que através do Movimento de Cursilhos da Cristandade, "milhares e milhares de pessoas se encontraram com Jesus em sua Santa Igreja".

Além disso, desejou aos presentes a que a Eucaristia "os ajude a sentir-se acolhidos pela Mãe Igreja que impulsiona à Nova Evangelização".

A Missa foi concelebrada por bispos espanhóis e o Núncio Apostólico da Espanha e Bispo de Segovia, Dom Angel Rubio.