O sacerdote porta-voz do Vaticano, Pe. Federico Lombardi, assinalou que é "bem possível" que o Papa Bento XVI visite o Líbano em 2012.

O Papa aproveitaria esta visita para dar a conhecer um documento, conhecido como exortação apostólica, que é fruto dos debates que foram realizados em outubro do ano passado no Sínodo dos Bispos do Meio Oriente.

"No contexto da publicação do documento sinodal, é muito possível e razoável que o Papa vá ao Líbano e divulgue esta mensagem", disse ontem o Pe. Lombardi à EWTN Notícias em Roma.

"O Líbano é certamente um país que deseja a presença do Papa. Posto que o Santo Padre já esteve na Terra Santa, o Líbano é um lugar que seria uma opção para acolher o Pontífice com este propósito", acrescentou.

Os veículos de comunicação italianos especularam sobre a possibilidade de que o Papa vá a um país de Meio Oriente em setembro. Alguns inclusive assinalam como provável data da viagem o dia 13 de setembro, dia da exaltação da Santa Cruz; também o seguinte fim de semana, 22 e 23 de setembro.

O Santo Padre poderia visitar a capital Beirute, e a sede do Patriarcado Maronita-Católico, Bkerké, como parte de sua viagem.

"Essa é a esperança lá neste momento", disse à EWTN Notícias Dom John Kozar, presidente da Catholic Near East Welfare Association, quem recentemente visitou o Líbano.

"Há ainda muito por ser visto antes de tomar essa decisão e há muitas partes envolvidas que terão que apoiar a medida", acrescentou e comentou que a viagem papal "certamente seria um bom sinal para o povo e a Igreja de lá".

Aproximadamente um quarto da população do Líbano é católica, a maioria dos quais pertencem ao rito maronita, que está em comunhão com a Santa Sé e o Papa.

O Beato João Paulo II visitou esse país em 1997 para assinar a exortação apostólica "Uma esperança para o Líbano" que foi fruto do Sínodo dos Bispos de 1995.

Uma visita do Papa seria a primeira viagem do Santo Padre ao Meio Oriente logo depois da chamada "primavera árabe", uma série de protestas massivas na região que derrubou várias ditaduras o ano 2011.