Bogotá e Cartago serão as cidades colombianas que receberão a relíquia do Beato João Paulo II nos dias 20, 21 e 22 de janeiro. A relíquia consiste em uma pequena mostra de sangue extraída um dia antes da morte do Papa Wojtyla. 

A visita das relíquias contará com a presença do postulador da causa de canonização do Beato João Paulo II, o sacerdote polonês Mons. Slawomir Oder, que chegou ontem à Colômbia.

O postulador, que também é presidente do Tribunal de Apelação do Escritório Legal do Vicariato de Roma, manifestou sobre a relíquia que "o sangue é símbolo da vida, vida doada por Deus e pelos irmãos e sua presença nos recorda a vocação dos cristãos a viver gastando-se no amor por Deus e pelo próximo".

Por sua parte, a presidente do Comitê para a Peregrinação da Relíquia do Beato, Diana Sofía Giraldo, assinalou que a visita tem como objetivo "unir o sangue derramado em nosso país ao do Beato, como oferenda de reparação espiritual pelas vítimas da violência".

Para o dia 20 de janeiro pela manhã está previsto em Bogotá um ofício Mariano, uma meditação de Dom Oder sobre o sentido do sofrimento em João Paulo II e uma Missa na Catedral Primaz presidida por Dom Aldo Cavali, Núncio Apostólico da Colômbia, e a veneração da relíquia na catedral.

Conforme assinala a nota da Conferência Episcopal da Colômbia, a estes atos assistirão representantes das vítimas da violência no país.

À tarde também será apresentada uma biografia espiritual sobre o Papa escrita por Monsenhor Oder.

Nos dia 21 a relíquia será venerada na paróquia María Reina do bairro Santa Fé, onde será celebrada às 9:00 a.m. uma Eucaristia presidida por Dom Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Presidente da Conferência Episcopal da Colômbia.

No dia 22 a relíquia será levada à cidade de Cartago, no Vale do Cauca.