Sob o lema "Todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo", nesta quarta-feira 18 de janeiro inicia a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.

A Semana de oração reúne a inumeráveis congregações, paróquias e cristãos de diferentes famílias confessionais do mundo inteiro para rezar juntos em celebrações ecumênicas especiais.

Cada ano um grupo de associados de uma região prepara um texto sobre um tema bíblico. Logo um grupo internacional de participantes protestantes, ortodoxos e católicos, assistidos pelo Conselho Mundial de Igrejas, edita o texto, que é publicado pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos no Vaticano e o Conselho Mundial de Igrejas.

A edição final é enviada às igrejas membros e as diocese católicas romanas, convidados a traduzir o texto e contextualizá-lo para seu próprio uso.

O tema deste ano, "todos seremos transformados pela vitória de nosso Senhor Jesus Cristo", apóia-se na primeira epístola do apóstolo Pablo aos Coríntios, na qual se promete a transformação da vida humana, com toda sua dimensão aparente de "triunfo" e "derrota", através da vitória da ressurreição de Cristo.

Após o Ângelus do último domingo, o Papa Bento XVI convidou todos os fiéis católicos a participarem da Semana de Oração, "tanto no âmbito pessoal como comunitário", e a unir-se "espiritualmente e, quando for possível, também virtualmente, para invocar de Deus o dom da unidade plena entre os discípulos de Cristo".