O Arcebispo de Los Angeles (Estados Unidos), Dom José Gómez, assinalou que a Nova Evangelização deve ser um processo que tenha início em cada pessoa e que responda ao desafio da crise de fé atual.

Em sua coluna titulada "A nova evangelização começa conosco" publicada no dia 12 de janeiro no jornal arquidiocesano em espanhol Vida Nueva, o Prelado comenta que "o mundo hoje precisa escutar a mensagem do Evangelho de uma maneira nova. E o mundo hoje está procurando na Igreja –em cada um de nós– a palavra de vida e esperança, a verdade que nos faz livres".

O Arcebispo, à frente da maior diocese dos Estados Unidos, referiu-se logo a uma série de importantes eventos no ano 2012 como as eleições presidenciais no país, o Sínodo dos Bispos sobre a Nova Evangelização e a realização do Ano da Fé convocado pelo Papa Bento XVI.

Neste Ano da Fé, disse o Prelado, "o Papa quer que todos nós tenhamos uma nova conversão para aprofundar mais em nossa vida espiritual e em nosso compromisso com o Evangelho" para enfrentar o desafio da crise de fé.

Neste processo, continuou Dom Gómez, "as pessoas que devem ser evangelizadas primeiro, somos nós mesmos. A nova evangelização começa nos seus corações e no meu. Isso é o que eu quero dizer por renovação na Igreja".

O Arcebispo indicou que para dar vida a este processo, é preciso bispos que vivam a coragem da humildade, sacerdotes que celebrem com reverência, diáconos de oração e fiéis que "conheçam aquilo no qual acreditam e por que acreditam, e que não tenham medo de defender suas crenças na praça pública, sem importar os obstáculos que nossa sociedade secularizada apresente".

Precisamos de "homens e mulheres em todas as áreas da vida quem, pelo simples testemunho de sua fé católica possam abrir os corações de outros ao amor de Deus e abrir suas mentes à beleza e à verdade da mensagem cristã", disse.

Assim, afirmou o Arcebispo, "neste novo ano que Jesus Cristo abre para nós, esforcemo-nos por ser os católicos que estamos chamados a ser!"

Finalmente o prelado exortou a rezar pela renovação da Igreja e a pedir à Virgem Maria "que nos acompanhe neste ano de renovação e que nos ajude a crescer em nossa fé em Jesus e em nosso desejo de falar com outros sobre Ele".