Na Eucaristia celebrada pela abertura do 83º Ano Judicial do Tribunal do Estado da Cidade do Vaticano, o Secretário de estado, Cardeal Tarcisio Bertone, alentou a "deixar que a justiça humana seja iluminada com a divina".

Na Missa que presidiu no sábado 14 de janeiro, o Cardeal exortou a que "deixemos iluminar nossas consciências para que nosso atuar corresponda, na medida do possível, à divina vontade, a seu desígnio de amor por cada pessoa e pela comunidade dos homens".

Na Eucaristia à qual compareceram numerosas autoridades religiosas e representantes de governo e de justiça italianos, o Cardeal disse que a Igreja está "chamada a ser no mundo sinal e instrumento do amor de Deus e de sua justiça, que é sempre a expressão de seu amor misericordioso".

Logo depois da Missa, o Promotor de Justiça do Tribunal, Nicola Picardi, falou sobre os aspectos mais novidadeiros das normativas recentes.

"Estas novas regras foram inspiradas pela evolução das relações internacionais, que suscitou a necessidade de adotar um modelo institucional capaz de confrontar os das outras nações e de fazer frente à difusão da criminalidade", expressou.