O jornal católico Desde la Fe da arquidiocese da Cidade do México pediu aos políticos mexicanos que “ tomem distancia do crime organizado, dos grupos delinquentes e de interesses negativos” faltando cinco meses para as próximas eleições presidenciais.

A publicação da Arquidiocese do México informou através de sua nota editorial do dia 15 de janeiro que esta condição é “indispensável” e que o melhor seria denunciar os chantagistas a tempo, antes que sofrer as conseqüências no momento errado; é melhor ser candidatos com autonomia e com qualidade moral que governantes manipulados e prisioneiros.

O semanário Desde la Fe afirma ainda que o momento atual é oportuno para recordar a todos os aspirantes a um posto de eleição popular, que a carreira politica deve estender se, sobre tudo como um caminho para converter se em um servidor público, cujo único objetivo deve ser buscar o bem daqueles que cuidamos e da nação”.

“Sobre esta lógica o mínimo esperado nestes momentos é a civilidade na competição, nossos processos democráticos não devem cair novamente nos jogos sujos, desqualificações e estratégias cavernosas de poder, coerção e desprezo”, acrescenta.

Depois de fazer um chamado ao diálogo respeitoso e uma reflexão aguda de voto, as chamadas semanais pedem aos meios de comunicação que não cubram o tema eleitoral como se fosse “um espetáculo mais adequado para mostrar a celebridade artística do que um exercício cívico que envolve um compromisso social sério”.

Também ressaltam que a honestidade e a corrupção não devem fazer uma vida politica e lembre se “os partidos políticos não devem ser considerados todo o país são apenas instrumentos.

“Nenhum dos candidatos têm um valor absoluto. São muitas as propostas válidas e, aqueles que são eleitos, em ultima análise, devem trabalhar para o país inteiro e não apenas para grupos de defesas específica”, acrescenta.

Até agora existem dois candidatos definidos entre os três partidos com mais opções para ganhar as eleições. No dia 15 de fevereiro terminarão as pré- campanhas e antes de 22 de março todos os candidatos devem se registrar para as eleições do 1º de julho.
Em seguida, a campanha eleitoral propriamente dita terá início no dia 30 de março para ser concluída em 27 de junho.