O presidente da Comissão "Justiça e Paz" da Conferência Episcopal do Paquistão, Pe. Emmanuel (Mani) Yousaf, condenou a arbitrariedade do governo do estado paquistanês de Punjab que demoliu uma das casas do Cáritas, por isso "a Igreja recorrerá ao Tribunal Superior do Lahore".

Conforme informou esta quarta-feira a agência Fides, a propriedade destruída no dia 10 de janeiro é o "Gosha-e-Aman" ("casa dos estrangeiros"), localizado em Lahore e dirigido por um conselho da Igreja Católica e a Cáritas do Paquistão. A casa foi construída em 1887 e em seus dois hectares se encontrava uma residência de anciãos, uma escola de meninas, um convento e uma capela.

Durante a demolição esteve presente um funcionário do Distrito que, segundo Fides, coordenou pessoalmente as operações. Fontes próximas indicaram que a propriedade "foi transferida ao Governo de Punjab, sem ter mostrado nenhum documento" nem aviso prévio aos donos. Além disso foram destruídas cópias da Bíblia, objetos religiosos e paramentos sagrados.

Isto gerou a protesta dos católicos. O Pe. Yousaf exigiu que a propriedade seja devolvida e os donos indenizados pelos danos sofridos. O sacerdote também se referiu a anteriores ataques a minorias religiosas e exigiu que o governo deixe "de colocar em risco os direitos" destas pessoas.