Um grupo de católicos cubanos residentes no estado da Florida (Estados Unidos) peregrinarão a Cuba pela ocasião da visita que o Santo Padre Bento XVI realizará de 26 a 28 de março.

A Arquidiocese de Miami, promotora da iniciativa, confirmou esta peregrinação a Cuba para permitir que os devotos católicos cubanos no sul da Florida possam participar da visita do Papa à Ilha.

Conforme informou a agência vaticana Fides, o Arcebispo de Miami, Dom Thomas Wenski, assinalou que a viagem do Santo Padre, além de fortalecer a fé católica em Cuba, ajudará também a unir os católicos cubanos que vivem na Ilha com os que vivem fora dela.

"Esperamos que centenas de pessoas vão a Cuba e que o Papa insista uma vez mais na promoção da reconciliação", disse Dom Wenski, quem promove as boas relações entre a Igreja Católica na Florida com os fiéis em Cuba.

O Santo Padre chegará a Cuba logo depois de que as relações entre o governo e a Igreja na Ilha tenham se aproximado com o diálogo entre o presidente Raúl Castro e o Arcebispo de Havana, Cardeal Jaime Ortega, com mediação do governo espanhol, que permitiu a libertação de mais de 100 presos de consciência que em sua maioria foram acolhidos na Espanha entre 2010 e 2011.