O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Arcebispo Claudio Maria Celli, recordou o rico legado de seu predecessor, o Cardeal americano John Patrick Foley, a quem qualificou de "homem da comunicação" na homilia da Missa que presidiu a um mês de seu falecimento ocorrido no dia 11 de dezembro.

Na Missa que celebrou em Roma na igreja da Santa Maria in Traspontina, o Prelado assinalou que a presença do Cardeal Foley significou uma "síntese dos mais de 20 anos de permanência do falecido Cardeal à frente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais".

O Cardeal Foley "era um homem fé, o evangelizador e o comunicador. Nele era possível não só descobrir, mas ver o rosto de uma Igreja capaz de falar com mundo com cordialidade e dialogar com a máxima abertura, sem nunca impor a verdade ou as próprias razões", disse o Arcebispo Celli.

Conforme assinala a nota do jornal vaticano L’Osservatore Romano, o Prelado afirmou que "do Pontifício Conselho de Foley surgiram as primeiras reflexões doutrinais e culturais sobre o papel da Internet, assim como da incidência da publicidade como elemento de comunicação".

Dom. Celli recordou deste modo que o Cardeal Foley foi um dos impulsores da redação de "importantes documentos sobre o perigoso assalto, desde seus inícios, da pornografia em Internet". Por tudo o que foi dito, concluiu o Arcebispo, o Cardeal foi "um homem de Deus convertido em um homem da comunicação".

Sua vida

O Cardeal John Patrick Foley nasceu em 11 de novembro de 1935. Foi ordenado sacerdote em 19 de maio de 1962. Em 1966 obteve mestrado suma cum laude na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, uma das mais prestigiosas do mundo.

Como sacerdote, cobriu o Concílio Vaticano II como editor assistente do The Catholic Standard and Times. Foi ademais coordenador da imprensa de fala inglesa para a visita do Papa João Paulo II à Irlanda e Estados Unidos em 1979; e para o Sínodo Mundial dos Bispos realizado no Vaticano em 1980. Foi presidente do Centro Televisivo Vaticano durante alguns anos desde 1984.

O Cardeal Foley também foi muito querido pelos católicos hispânicos porque durante sua gestão ao mando do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, foi um dos iniciadores, desde 1987, da criação da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL).

Foi designado Presidente da então Pontifícia Comissão de Comunicações Sociais em 5 de abril de 1984, recebendo a ordenação episcopal em 8 de maio desse mesmo ano. Seguiu ao mando da Comissão quando se converteu em Pontifício Conselho desde 1988 até o ano 2007 quando se retirou.

Recebeu uma grande quantidade de prêmios de instituições católicas e seculares por seu destacado trabalho. O Papa Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 24 de novembro de 2007.