Logo depois de uma visita apostólica (investigação) ordenada pela Santa Sé, a visitadora Madre Mary Clare Millea enviou seu relatório final ao Vaticano sobre o estado da vida religiosa feminina nos Estados Unidos.

Em uma nota de Imprensa divulgada este 9 de janeiro a Madre Millea enviou seu relatório à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica,disse que "face às preocupações sobre a vida religiosa que requerem ajuda e atenção, a realidade que se aprecia é a de fidelidade, alegria e esperança".

Junto com o informe geral sobre as comunidades religiosas, a Madre Millea apresenta uma série de relatórios individuais sobre os 400 institutos religiosos ao secretário do mencionado dicasterio vaticano, o Arcebispo Joseph Tobin. Os informes serão completados por volta de abril e maio deste ano.

O Cardeal Franco Rodé, Prefeito Emérito da Congregação, iniciou a visita apostólica em dezembro de 2008 "para olhar a qualidade de vida" das comunidades em todo o país. A Madre Millea, que é a Superiora Geral das Apóstolos do Sagrado Coração do Jesus fiscalizou o processo e liderou boa parte da investigação.

As três primeiras etapas da investigação realizada entre 2009 e 2010 –em 2011 se dedicou a compilar e resumir a informação– incluíram uma série de encontros, questionários e diversas comunicações, junto as visitas a perto da quarta parte das comunidades nos Estados Unidos.

Embora a Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica não fixou uma data para anunciar suas conclusões sobre o relatório, a Madre Millea indicou que a visita apostólica "gerou um grande interesse" e alentou "benefícios tangíveis" para a Igreja nos Estados Unidos.

"A atenção em relação à visita gerou uma nova avaliação pelo papel das religiosas na Igreja e a sociedade e incrementou o diálogo e a consciência mútua entre as diferentes comunidades nos Estados Unidos", destacou a visitadora.

Entretanto não toda a atenção foi positiva, já que algumas comunidades desafiaram o mandato e optaram por não proporcionar a informação requerida.

Em opinião da Madre Millea, a visita foi um processo "exigente mas também refrescante" já que permitiu sublinhar "a história e o papel vital da Igreja nos Estados Unidos".