Esportes radicais para o corpo e oração para a alma. Essa união aparentemente inusitada, mas eficaz, tornou-se a fórmula de sucesso do Acampamento Revolução Jesus que realiza a sua 2ª edição entre os dias 11 e 15 de janeiro, em Cachoeira Paulista/SP.

Promovido pela Canção Nova, o evento terá como tema “Nasci para dar certo” e deverá atrair cerca de 15 mil jovens que, este ano, receberão a visita especial da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que chegarão à sede da Canção Nova no sábado, 14/1. A cruz e o ícone foram enviados pelo Vaticano ao Brasil após a escolha do Rio de Janeiro como sede do evento em 2013. Eles irão peregrinar por todo o país até chegar ao Rio de Janeiro, em abril de 2013, para o maior evento da juventude católica mundial.

Entre os esportes radicais do Revolução Jesus haverá labirinto, falsa baiana, teia de aranha, trilhas, banho de lama, entre outros. Cada prática foi pensada de forma a oferecer aos participantes uma reflexão pessoal e espiritual após cada atividade. Por exemplo, durante a organização das barracas do acampamento será incentivado o trabalho coletivo, na caminhada por trilhas será trabalhado o silêncio e a oração, nas dinâmicas de grupo, a solidariedade e assim por diante. Haverá também momentos totalmente dedicados à espiritualidade como a missa, a oração do terço e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

De acordo com o missionário e promotor do evento, Adriano Gonçalves, o Revolução Jesus foi idealizado para promover ao jovem uma experiência autêntica com Jesus, oferecendo-lhe a fé de uma forma atual e despojada. “O próprio tema desse ano, ‘Nasci para dar certo’, remete à capacidade que temos de, com a ajuda de Deus, superarmos nossos limites. E, os esportes, também nos oferecem este propósito. Por isso, unimos a fé com um pouco de adrenalina”, explica.

Para viabilizar o Revolução Jesus, o Departamento de Infraestrutura da Canção Nova está preparando uma logística especial. As atividades físicas serão realizadas numa fazenda próxima à sede da comunidade, com equipe de suporte para cuidar da alimentação e segurança.

Nomes do cenário católico musical já estão confirmados para a realização de shows todas as noites como a Banda Conexa, Ministério Amor e Adoração, Eliana Ribeiro, Banda Ignis, Qoratack e Missionário Shalom. Também são presenças confirmadas no evento padre Demétrio Gomes da Silva de Niterói/RJ, padre Paulo Ricardo de Cuiabá/MT, padre Sílvio César da Silva de São José dos Campos/SP, Dom Antônio Carlos Altieri, bispo de Caraguatatuba/SP e responsável pelo Setor Juventude do Vale do Paraíba, Dom Eduardo Pinheiro, bispo auxiliar de Campo Grande/MS e presidente da comissão episcopal para a juventude da CNBB e Dom Roberto Lopes, da Arquidiocese do Rio de Janeiro/RJ.

O evento começa no dia 11, às 20h, com a Missa de abertura presidida pelo padre Roger Luís e o encerramento será no domingo (15) com a Santa Missa presidida por padre Fabrício Andrade.

Sobre a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora

Em 1984, o Beato João Paulo II entregou aos jovens uma grande Cruz de madeira para que os jovens se reunissem em torno dela em preparação para as JMJ. A Cruz já peregrinou pelo mundo todo (Europa, Américas – atualmente no Brasil, Ásia, África e Austrália), estando presente em cada celebração internacional da Jornada Mundial da Juventude.

A partir de 1994, a Cruz passa a peregrinar pelas dioceses do país sede de cada JMJ. Em 2003, o Beato deu aos jovens um segundo símbolo de fé para ser levado pelo mundo acompanhando a Cruz: o Ícone de Nossa Senhora, uma cópia contemporânea de um antigo e sagrado ícone encontrado na basílica de Santa Maria Maior.