O Presidente da Fundação Migrantes, Dom Bruno Schettino, e seu diretor geral, Dom Giancarlo Perego, apresentaram na terça-feira a 98º Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado que a Igreja celebra na próximo domingo 15 de janeiro sobre o tema "Migração e Nova Evangelização".

A Fundação Migrantes, que em 2012 cumpre 25 anos, é um organismo constituído pela Conferência Episcopal Italiana para assegurar o cuidado pastoral dos migrantes e os itinerantes e promover assim nas comunidades cristãs obras de acolhida. Além disso, procuram suscitar na comunidade civil sua compreensão e valorização dos imigrantes, e favorecer uma convivência respeitosa sua dignidade e os direitos humanos.

Da Sala Marconi da Rádio Vaticano Dom Schettino explicou que a imigração "é aceita pela Igreja não como um recurso econômico, e sim um recurso humano", e portanto uma via "para a experiência da fé".

Em sua Mensagem para a Jornada Mundial do Migrante e do Refugiado do ano 2012, o Papa Bento XVI recordou que a Igreja, tem o desafio de ajudar os migrantes a manter forte a fé e apoiar a cultura que trazem de seus países, além de procurar novas estratégias pastorais, métodos e linguagens para dar uma acolhida sempre vital da Palavra de Deus.

O Prelado italiano afirmou que a mensagem do Papa "é de ampla acolhida cultural e religiosa, educa formando homens para nossos tempos, cristãos abertos ao dom do Espírito, e generosos mensageiros de paz e esperança".

Finalmente, o prelado indicou que a imigração é um recurso para a crise econômica em diversos âmbitos do mundo trabalhista, e animou a "fazer frutificar o patrimônio de acolhida que a Igreja oferece nestes dias".