O Vaticano promove nesta segunda-feira, 9, um encontro com bispos das 12 cidades responsáveis pela chamada ‘Missão Metrópole’, incluindo Lisboa, convocados pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Nova Evangelização presidido pelo Arcebispo italiano Rino Fisichella.

Dom Fisichella explicou que a ‘missão’ nasceu após um encontro para o qual foram convocados bispos e cardeais dessas cidades, incluindo o patriarca de Lisboa. Neste projeto, estão previstas iniciativas simultâneas na Quaresma de 2012 [início a 22 de fevereiro].

Dom Nuno Brás, um dos bispos auxiliares do Patriarcado, representará o cardeal-patriarca, D. José Policarpo na ocasião. A reunião tem como tema “Novas formas de pastoral”, segundo revela a Rádio Vaticano e a Agência Ecclesia do episcopado português.

O Vaticano anunciou em julho de 2011 o lançamento ‘Missão Metrópole’ como uma “iniciativa pastoral para a nova evangelização” na Europa.

A ‘Missão Metrópole’ acontece poucos meses antes do próximo Sínodo dos Bispos, dedicado ao tema da nova evangelização, que vai decorrer em outubro, no Vaticano, informou também a Agência Ecclesia.