O Vigário do Papa para a diocese de Roma (Itália), Cardeal Agostino Vallini, assinalou que a Cidade Eterna "necessita uma sacudida moral" para voltar a respeitar a vida de todos, logo do assassinato de um homem de 31 anos e seu bebê na última quarta-feira.

Assim indicou o Cardeal em referência ao duplo homicídio de um cidadão chinês e sua filha de dez meses no bairro de Tor Pignattara em Roma, que foram interceptados quando voltavam para sua casa acompanhados da mãe da menina.

Ao ver dois homens com o rosto coberto, o pai da menor reagiu e os delinqüentes não duvidaram em abrir fogo assassinando-o a ele e a sua filha, deixando a mulher ferida.

Sobre este fato, a embaixada da China na Itália fez um chamado para que as autoridades locais capturem logo os autores do crime, enquanto que o chanceler italiano expressou suas condolências à comunidade do país asiático.

Depois de conhecer esta lamentável noticia, o Cardeal Vallini assinalou que "Roma necessita uma sacudida moral que lhe permita voltar a ser uma comunidade acolhedora, solidária, respeitosa da dignidade da vida de todo ser humano, que rechaça toda forma de violência e de intolerância".

Em sua declaração divulgada ontem pelo jornal vaticano L’Osservatore Romano, o Cardeal afirma que "a morte de um homem de 31 anos e de sua filhinha de poucos meses, assassinados na rua, é o enésimo alarmante sinal da degradação moral e espiritual que perverte cada vez mais nosso tempo".

O Vigário do Papa questionou logo: "quando se acaba com vidas humana sem nenhum escrúpulo, quando o medo gerado por tais episódios invade os corações e a desconfiança se difunde, ninguém deve estar livre de responder a estas perguntas: é esta uma cidade digna do homem? Este é o futuro que queremos deixar a nossos filhos?"

Só com uma "sacudida moral", concluiu o Cardeal Vallini, Roma "estará à altura de sua milenaria historia que a tem feito pelos séculos farol de civilização para o mundo inteiro".