Durante a oração do ângelus de hoje, Bento XVI anunciou que no próximo dia 18 de fevereiro haverá um consistório para a criação de 22 novos cardeais, entre os quais estão o arcebispo brasileiro Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada, e o recém nomeado penitenciário mor da Igreja, o prelado português Dom Manuel Monteiro de Castro.

“Com grande alegria, anuncio que no dia 18 de fevereiro  terei um consistório no qual eu nomearei 22 novos membros do Colégio Cardinalício”, disse o Papa.
“Como é sabido, os cardeais têm a tarefa de ajudar o Sucessor de Pedro na realização de seu ministério de confirmar os irmãos na fé, e que o princípio e fundamento da unidade e da comunhão na Igreja”, ressaltou o Pontífice.

Entre os nomeados, está Dom João Braz de Aviz, ex-arcebispo de Brasília que desde o ano passado serve a Igreja como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada. O arcebispo foi o único brasileiro nomeado desta vez, e a partir de fevereiro deste ano, passará a integrar o grupo de cardeais brasileiros composto por Dom Eugênio Sales, Dom Evaristo Arns, Dom José Falcão, Dom Serafim Fernandes Araújo, Dom Claudio Hummes, Dom Geraldo Majella Agnelo, Dom Eusébio Sheid, Dom Odilo Pedro Sherer e Dom Raymundo Damasceno de Assis.

Em 1994, João Paulo II nomeou Dom João Braz, bispo auxiliar da Arquidiocese de Vitória do Espírito Santo, onde, desde então, adotou o lema episcopal: Todos sejam um (Jo 17,21). Depois, ele foi bispo de Ponta Grossa, Paraná; arcebispo de Arquidiocese de Maringá, também no Paraná, e por fim, arcebispo de Brasília, cargo que ocupou de 2004 até o fim de 2010. Em 4 de janeiro de 2011, ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI como prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, recordou hoje o Portal Canção Nova Notícias.

Já a nomeação de Dom Manuel Monteiro de Castro, de 73 anos, chega no mesmo dia em que outro cardeal português, Dom José Saraiva Martins, prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, cumpre o seu 80.º aniversário, deixando assim de integrar a lista de “eleitores” num eventual conclave para a eleição papal.

Até a nomeação desta sexta-feira o atual Papa criou 62 cardeais, e desde 2005 a Itália é o país com maior número de eleitores (23), seguindo-se os EUA (10 cardeais eleitores), Alemanha e Brasil (cinco cada), França, Espanha, México e Polónia (quatro cada).

Abaixo segue a lista dos novos cardeais da Igreja:

1. Arcebispo Fernando Filoni, Prefeito da Congregação para a Evangelização dos Povos;

2. Dom Manuel Monteiro de Castro, Penitenciário-Mor;

3. Dom Santos Abril y Castelló, Arcipreste da Basílica de Santa Maria Maior;

4. Arcebispo Antonio Maria Vegliò, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes;

5. Dom Giuseppe Bertelli, Presidente da Pontifícia Comissão para a Cidade do Vaticano e presidente do Governatorado do mesmo Estado;

6. Arcebispo Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos;

7. Dom João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica;

8. Arcebispo Edwin O'Brien Frederik, Pro-Grão-Mestre da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém;

9. Rev. Domenico Calcagno, Presidente da Administração do Patrimônio da Sé Apostólica;

10. Arcebispo Giuseppe Versaldi, presidente da Prefeitura dos Assuntos Econômicos da Santa Sé;

11. Sua Beatitude George Alencherry, arcebispo mor de Ernakulam-Angamaly dos Sírios-malabarenses (Índia);

12. Dom Thomas Christopher Collins, arcebispo de Toronto (Canadá);

13. Dom Dominik Duka, Arcebispo de Praga (República Tcheca);

14. Dom Willem Jacobus Eijk, arcebispo de Utrecht (Holanda);

15. Dom Giuseppe Betori, Arcebispo de Florença (Itália);

16. Dom Timothy Michael Dolan, Arcebispo de Nova York (Estados Unidos);

17. Dom Rainer Maria Woelk, Arcebispo de Berlim (República Federal da Alemanha);

18. Dom John Tong Hon, bispo de Hong Kong (China);

O Papa também decidiu elevar à dignidade de cardeal os seguintes clérigos:

1. Sua Beatitude Lucian Muresan, arcebispo mor de Fagaras e Alba Iulia dos Romenos (Romênia);

2. Monsenhor Julien Ries, sacerdote da diocese de Namur e professor emérito de história das religiões na Universidade Católica de Louvain;

3. Pe. Prospero Grech, OSA, Professor Emérito de várias universidades romanas e Consultor da Congregação para a Doutrina da Fé;

4. Pe. Karl Becker, SJ, Professor Emérito da Pontifícia Universidade Gregoriana, Consultor durante muitos anos da Congregação para a Doutrina da Fé.