O Papa Bento XVI ordenou a ereção de um Ordinariato para receber nele os episcopalianos (ramo anglicano nos Estados Unidos) que desejam entrar na plena comunhão da Igreja Católica.

O primeiro encarregado desta nova estrutura chamada Ordinariato da Cátedra de São Pedro, erigido este 1 de janeiro, é o ex-bispo episcopaliano Jeffrey N. Steenson. Sobre este fato, o Cardeal Donald Wuerl, Arcebispo de Washington, disse que recebe esta nomeação "com grande alegria".

Deste modo disse que a criação do Ordinariato é o "cumprimento das esperanças de muitos anglicanos nos Estados Unidos que esperaram e rezaram pela reconciliação com a Igreja Católica".

Ordenado como sacerdote católico em 2009, o Pe. Steenson teve um importante papel no desenho do programa para os sacerdotes anglicanos que entram na Igreja Católica e desejam ser ordenados no novo Ordinariato.

Posto que é casado, o Pe. Steenson não poderá ser ordenado Bispo, mas será o Ordinário. Apesar de sua posição o sacerdote tampouco poderá ordenar a outros sacerdotes, mas terá a autoridade que em outros aspectos corresponde a um Bispo diocesano.

O Ordinariato da Cátedra de São Pedro terá sua sede em Houston e será semelhante a uma diocese, mas em nível nacional. Será permitido o ingresso de comunidades inteiras à Igreja Católica conservando alguns elementos da tradição anglicana.

Criado em uma granja no estado de Dakota do Norte, o Pe. Steeson estudou na Harvard Divinity School e na Universidade de Oxford. Foi ordenado sacerdote anglicano em 1980 e eleito bispo da diocese episcopaliana de Rio Grande em 2004.

Ele e sua esposa ingressaram na Igreja Católica em 2007. O casal tem três filhos adultos e um neto.

A comunhão anglicana sofreu uma importante ruptura interna logo depois de que algumas de suas comunidades aprovassem a ordenação de bispos homossexuais e mulheres "bispos". Em novembro de 2009, o Papa Bento XVI publicou a constituição apostólica Anglicanorum coetibus, na que estabelece o modo no qual os anglicanos que assim desejam possam ingressar na comunhão plena da Igreja Católica.

No dia 15 de janeiro de 2011, a Santa Sé anunciou a criação oficial do Ordinariato Pessoal de Nossa Senhora de Walsingham para a Inglaterra e Gales, como "uma estrutura canônica que permite uma reunião corporativa de tal modo que os ex-anglicanos podem ingressar na plena comunhão com a Igreja Católica preservando elementos de seu patrimônio anglicano".