A Santa Sé comunicou hoje uma série de nomeações feitas pelo Papa Bento XVI entre as quais se destaca a designação de uma religiosa italiana como nova subsecretária da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O Papa nomeou para o cargo a Irmã Nicoletta Vittoria Spezzati, das Irmãs Adoradoras do Sangue de Cristo, que já era parte deste dicastério liderado pelo Arcebispo brasileiro João Braz de Avis, que em janeiro deste ano deixou seu cargo pastoral em Brasilia (Brasil) para suceder o Cardeal Franc Rodé.

As adoradoras do Sangue de Cristo foram fundadas em 4 de março de 1834 na Itália pela Santa María del Mattias, inspirada pelo sacerdote fundador dos missionários do preciosíssimo sangue, Pe. Gaspare del Bufalo. Estas religiosas se dedicam ao apostolado missionário e centram sua espiritualidade no culto ao sangue de Jesus, "fonte de paz e reconciliação"

Bento XVI também nomeou como Secretário Geral da Comissão Teológica Internacional ao Pe. Serge Thomas Bonino, O.P., professor de filosofia no Studio Dominicano de Toulouse (França).

O Papa nomeou ademais como Chefe de Escritório do Pontifício Conselho para os Leigos o Monsenhor Antonio Grappone, do clero da diocese de Roma, até agora oficial do mesmo dicastério.

O Santo Padre designou como membro do Pontifício Conselho "Cor Unum" a Dom Giovanni Battista Gandolfo, do clero da diocese italiana da Albenga-Imperia, presidente do Comitê para as intervenções caridosas a favor do Terceiro Mundo e responsável pelo serviço do mesmo nome da Conferência Episcopal Italiana.

O Papa nomeou deste modo como membros do Pontifício Conselho para a Pastoral dos Migrantes e Itinerantes Dom Wojciech Polak, Bispo Auxiliar de Gniezno (Polônia); e Dom Edward Janiak, Bispo Auxiliar de Wroclaw, também na Polônia.

A última nomeação do Papa divulgada hoje foi a de Dom Enrico Feroci, diretor da Cáritas diocesana de Roma que foi designado consultor do último dicastério mencionado.