O Papa Bento XVI fez um especial chamado aos católicos a renovarem o desejo de inflamar a todos com o fogo do Evangelho, na vídeo mensagem que enviou à diocese italiana de Nápoles pela ocasião do encerramento do seu Ano Jubilar concluído ontem.

Na mensagem que foi projetada ontem na solene vigília de encerramento presidida pelo Arcebispo de Nápoles, Cardeal Crescenzio Sepe, o Santo Padre afirma que este Ano Jubilar foi para os católicos desta parte da Itália "um tempo forte de esperança e uma oportunidade de nova evangelização".

Este tempo, prosseguiu o Papa, foi para Nápoles um período "de imersão no mistério de Deus e por isso um ano de graça. pode-se compará-lo a um ‘batismo’ porque, em certo sentido, o Jubileu abriu o céu sobre vós e fez descender sobre suas vidas e sobre sua comunidade a força do Espírito Santo, de modo similar a quando descendeu sobre os discípulos no cenáculo, no Pentecostes.

"E é o próprio Espírito Santo que fez belos e significativos os diversos momentos do vosso Jubileu e suscitou em vós propósitos santos, projetos generosos e sobre tudo um renovado desejo de inflamar sua cidade com o fogo do Evangelho", disse.

O Papa recordou que diante desta realidade os fiéis "podem caminhar com renovado entusiasmo e confrontar com a força da fé, da esperança e da caridade os muitos e complexos problemas que encontrados na vida cotidiana".

Seguindo o exemplo dos apóstolos logo depois de Pentecostes que anunciaram com valor a Boa Nova, assim também os católicos devem renovar a esperança, deixar-se guiar pela força do Espírito Santo e colaborar com renovado impulso na missão da Igreja.

"Cada um dando fruto com os dons recebidos, pondo-os ao serviço dos outros e da edificação de toda a comunidade, sem personalismos nem rivalidades, a não ser em espírito de sincera humildade e alegre fraternidade. Tenham sempre, como já fazem, especial cuidado com os irmãos menores e frágeis, os mais pobres e desfavorecidos".

Finalmente o Santo Padre fez votos para que a Virgem do Carmo e São Januário "nos ajudem a avançar com perseverança e fidelidade os esforços assumidos neste Ano Jubilar. Com minhas orações, acompanha-lhes sempre a Bênção Apostólica, que envio de coração a todos!"