Durante sua visita ao Chile, o Secretário para as Relações com os Estados, Dom Dominique Mamberti, se reuniram com o presidente Sebastián Piñera e outras autoridades nacionais para analisar temas comuns como a defesa da vida e o respeito à liberdade religiosa.

"Examinaram-se os temas tratados com ocasião da visita oficial que realizou o Presidente da República ao Vaticano em março deste ano, quando se reuniu com Sua Santidade Bento XVI", indicou um comunicado difundido hoje.

"Entre as questões de interesse comum abordadas estão a defesa da família e da vida em todo seu decurso; o respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, incluídas a religiosa e de educação; a adesão aos princípios do Direito Internacional; a proteçã do meio ambiente; a ajuda ao desenvolvimento integral e a paz social".

"Em todos eles se constatou a convergência entre a Santa Sé e o Governo do Chile sobre os valores fundamentais da convivência humana. Do mesmo modo, houve intercâmbio de opiniões sobre diversos assuntos internacionais, incluída a situação da América Latina", indicou o comunicado.

O texto informa que nos encontros "expressou-se satisfação pelo excelente nível em que se encontram as relações bilaterais entre o Chile e a Santa Sé; e pela contribuição positiva que realizam as instituições católicas na sociedade chilena, sobre tudo no campo da educação, da promoção social e na integração dos povos originários".