O Vatican Information Service informou neste 14 de dezembro que o Santo Padre nomeou como Bispo da Diocese de São Raimundo Nonato (PI) Dom João Santos Cardoso, até então coordenador da Pastoral e Pároco na Arquidiocese de Vitória da Conquista (BA). A Diocese de São Raimundo Nonato estava vacante desde a nomeação de Dom Pedro Brito Guimarães para a Arquidiocese de Palmas (TO).

Segundo a informação disponibilizada pela Rádio Vaticano, Dom Cardoso nasceu em dezembro de 1961 em Dário Meira, diocese de Jequié (Bahia). Depois dos estudos em Ilhéus e em São Paulo, fez seu Doutorado em Filosofia na Pontifícia Universidade Gregoriana, em Roma (1995-2002). Foi ordenado sacerdote em 1986 em Vitória da Conquista.

Exerceu inúmeros cargos em Vitória da Conquista e na Itália e atualmente exercitava seu ministério como Pároco da Paróquia “Nossa Senhora das Graças”, em Vitória da Conquista, Professor de Filosofia em várias Universidades e Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Vitória da Conquista.

Em mensagem divulgada esta quarta-feira pelo novo Bispo, Dom João louva a Deus "por estar me enviando a esse rebanho, no meio do qual me coloco como aquele que serve, para apascentá-lo, assistido pelo Espírito Santo, com a colaboração do presbitério, em comunhão com a Igreja Universal e sob a autoridade do Santo Padre".

"Sou ciente dos desafios que a missão comporta, mas confio que o mesmo Senhor que me envia a vós me revista de toda a graça e força necessárias para que eu possa desenvolver com zelo, amor e ardor missionário, como sucessor dos apóstolos, o encargo de ministro de Cristo e principal dispensador dos mistérios de Deus", escreveu o prelado.

Com quase 40 mil Km², a Diocese tem uma população de 185 mil habitantes, espalhados em 27 municípios.