O Arcebispo Primaz do México, Cardeal Norberto Rivera Carrera, expressou sua profunda alegria pela confirmação da viagem do Papa Bento XVI ao seu país e a Cuba em 2012.

Em declarações ao grupo ACI em Roma, o Cardeal disse: "estamos muito contentes de que o Papa venha ao México e o receberemos com muito carinho, porque todos sabemos o que significa para nós o Santo Padre".

O Papa Bento XVI disse na Missa de ontem pela Festa da Virgem de Guadalupe e celebrando a independência dos povos da América que viajará a Cuba e México antes da Páscoa de 2012 para " para proclamar ali a Palavra de Cristo, convencido que este é um tempo precioso para a evangelização com um fé rica, uma esperança viva e uma caridade ardente. ".

O Cardeal Rivera disse ademais que os Bispos do México estão alegres "porque o Papa vai a uma região muito simbólica no México, como Bajío" onde está localizada a cidade de León, estado de Guanajuato.

Em León se encontra a colina do Cubilete, um lugar emblemático aonde se eleva uma imagem do Senhor de 20 metros de altura, o "Cristo Rei da Paz", aonde peregrinam os jovens todos os anos.

A história da imagem tem uma profunda relação com a história da Igreja Católica no México, especialmente durante a perseguição religiosa. A primeira imagem foi construída em 1920, em 1923 o governo proibiu o acesso a ela, porém os católicos seguiram indo até lá mesmo quando isto custava suas próprias vidas; o que fez que em 1928 as autoridades a dinamitassem.

Os restos dessa imagem, a cabeça e o coração, estão conservados em um museu anexo ao atual santuário localizado no topo do monte.

Somente em dezembro de 1944 teve início a construção da imagem à qual peregrinam agora os jovens. O projeto da nova estátua contou com a bênção e a aprovação do Papa Pio XII.

Em declarações ao grupo ACI, o Bispo de Tehuacán, Dom Rodrigo Aguilar Martínez, explicou por sua parte que para decidir a cidade à qual irá o Santo Padre foram descartados "os lugares altos e lugares onde já esteve o Papa João Paulo II".

Fontes do Vaticano assinalaram ao grupo ACI que em princípio o Papa estaria na cidade de León de 24 a 25 de março no México; e antes disto, iria a Havana e talvez em Santiago de Cuba entre os dias 21 e 23 de março.