O Papa Bento XVI enviou suas condolências pelo falecimento ontem do Cardeal John Patrick Foley, aos 76 anos de idade. O Cardeal era Grão-Mestre Emérito da Ordem Eqüestre do Santo Sepulcro de Jerusalém e presidente emérito do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.

No telegrama enviado ao Arcebispo da Filadélfia, nos EUA, Dom Charles Chaput, o Santo Padre expressa seus “mais sentido pêsames pela triste noticia da morte do Cardeal John Patrick Foley".

"Recordo com gratidão os últimos anos de ministério sacerdotal do Cardeal em sua amada arquidiocese de Filadélfia, seu relevante serviço à a Santa Sé como presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e, mais recentemente, seu trabalho em favor das comunidades cristãs na Terra Santa. Uno-me a vós na hora de encomendar sua nobre alma a Deus, Pai de toda misericórdia".

O Papa também elevou suas orações para que "seu compromisso, que se prolongou durante toda sua vida, pela presença da Igreja nos meios de comunicação, leve a que outros empreendam esse apostolado tão essencial para a proclamação do Evangelho e o progresso da nova evangelização".

"A todos os que choram o Cardeal Foley com a esperança da Ressurreição, ofereço minha bênção apostólica em objeto de consolo e paz em nosso Senhor Jesus Cristo", concluiu.

No mês passado, o Arcebispado da Filadélfia nos Estados Unidos criou uma nova cátedra permanente em honra ao falecido Cardeal, para formar aos seminaristas em homilética e comunicação social.

Sua vida

O Cardeal John Patrick Foley nasceu no dia 11 de novembro de 1935. Foi ordenado sacerdote em 19 de maio de 1962. Em 1966 obteve a mestria suma cum laude na Escola de Jornalismo da Universidade de Columbia, uma das mais prestigiosas do país.

Como sacerdote, cobriu o Concílio Vaticano II como editor assistente do The Catholic Standard and Times. Foi também coordenador da imprensa de fala inglesa para a visita do Papa João Paulo II à Irlanda e os Estados Unidos em 1979; e para o Sínodo Mundial dos Bispos realizado no Vaticano em 1980.

O Cardeal Foley também foi muito querido pelos católicos hispanos porque durante sua gestão ao mando do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, foi um dos gestores, desde 1987, da criação da Rede Informática da Igreja na América Latina (RIIAL).

Foi designado Presidente da então Pontifícia Comissão de Comunicações Sociais em 5 de abril de 1984, recebendo a ordenação episcopal em 8 de maio desse mesmo ano. Seguiu ao mando da Comissão quando se converteu em Pontifício Conselho em 1988 até 2007.

Recebeu uma grande quantidade de prêmios de instituições católicas e seculares por seu destacado trabalho. O Papa Bento XVI o criou Cardeal no Consistório de 24 de novembro de 2007.