O Presidente do Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, Dom Claudio Maria Celli, afirmou que Nossa Senhora de Guadalupe é exemplo para os comunicadores católicos pois "com sua presença é já mensageira e portadora da Palavra feita carne que se entregou à humanidade para redimi-la".

"Ela mesma é mestra e referência no serviço de comunicar o mistério do amor de Deus. Por isso o beato João Paulo II a chamou de ‘Estrela da nova evangelização’", afirmou o prelado em uma mensagem de 9 de dezembro aos comunicadores pela ocasião da festa da Virgem de Guadalupe.

Dom Celli disse que embora "em muitos contextos não se conta com suficientes recursos humanos ou materiais", verificou-se "uma e outra vez que a autêntica eficácia da comunicação não depende tanto da abundância de recursos ou da tecnologia, quanto da autenticidade com que se vive o que é proclamado, da qualidade profissional e da vontade de estreitar vínculos fraternos nesta grande família chamada Igreja Católica, que está chamada a ser levedura de bem e de justiça no mundo de hoje".

Anunciar eventos

Nesse sentido, destacou os eventos convocados pelo Papa Bento XVI e que são "um renovado anúncio do Evangelho".

Dom Celli recordou que o primeiro é o Sínodo sobre "A nova evangelização para a transmissão da fé cristã", de 7 a 28 de outubro de 2012; e o outro é o Ano da Fé, que terá início no dia 12 de outubro do mesmo ano.

"Quanto bem podem e devem fazer nossos meios de comunicação para informar a sociedade devidamente, e também para preparar ao Povo de Deus para estes eventos eclesiásticos!", afirmou.

Por isso, Dom Celli convidou os católicos "a serem facilitadores, perante a sociedade e a Igreja, de uma informação completa, adequada a cada setor social, que faça chegar a mensagem e o faça compreensível a todos os públicos, mais próximos ou mais afastados. Essa é a tarefa dos bons comunicadores lá aonde quer que estejam".