Em uma mensagem intitulada “Votar, uma responsabilidade democrática”, os bispos do estado do México animaram os fiéis a participar ativamente na vida política da sociedade e afirmaram que “confiamos que serão capazes de fazer uma crítica construtiva, criativa”.

Diante das próximas eleições no estado do México, os prelados explicaram que “por fidelidade a nossa missão de pastores, evitamos todo proselitismo ou opção pública por um determinado partido, mas não podemos evitar nosso dever e responsabilidade de exortar a nosso povo para que todos participem, da melhor maneira possível, da vida política de nossa sociedade”.

“Queremos alentar a todos os fiéis a investigar o fenômeno político atual; confiamos que serão capazes de fazer uma crítica construtiva, criativa, para que, desde a  fé, discirnam as distintas situações que surgem no processo político”, afirmaram.

Os prelados ressaltaram que “nossa missão de anunciar o Evangelho a todos os homens e lhes impulsionar para que pratiquem livremente os valores de Cristo, também no que diz respeito  à política, leva-nos a denunciar aspectos anti-humanos e antievangélicos quando se manifestam em estruturas e práticas políticas que prejudicam injustamente o povo. Em política, o bem do povo é o fundamental, o essencial, por isso é dever de todos evitar uma política ruinosa e injusta”.

Leigos

Do mesmo modo, a mensagem destaca que “é missão dos leigos cristãos comprometer-se na construção e santificação do mundo, por conseguinte fazer da política um caminho de santidade; a eles corresponde o direito e dever de intervir diretamente em política e de fazer presentes os valores do Evangelho”.

“No proceder dos partidos políticos e nas estruturas, situações e decisões que realizem quem detém a autoridade ou o poder público estão chamados a participar e a exigir sempre o progresso e o bem da sociedade”, acrescentam o documento.

“Pedimos a todos que conheçam analisem, questionem, enriqueçam e assumam os projetos legítimos dos candidatos. Cuidem de que aquele por quem votam seja o mais comprometido com os valores humanos, que por ser humano são cristãos, e que garanta, por sobre todas as coisas, o bem da comunidade social”, afirmaram os bispos.

“Aos candidatos –continuaram– lhes convidamos a fazer uma campanha respeitosa e propositiva. Não descartem ao opositor denegrindo-o, difamando-o ou caluniando-o; mas bem proponham alternativas viáveis para conseguir o máximo benefício a favor de nosso povo e dêem respostas sérias às petições e necessidades que lhes apresenta nossa realidade social”.

Por outro lado, os prelados mexicanos acrescentaram que “à autoridade eleitoral, Instituto Eleitoral do Estado do México, pedimo-lhe que faça cumprir as leis eleitorais e que mantenha uma imparcialidade, cuidando que o processo se realize com transparência e participação de todos, sem abusos nem corrupção, e tudo conforme a direito, dando o mesmo apoio aos diversos candidatos ou partidos”.

“A todos os católicos e aos homens e mulheres de boa vontade, pedimo-lhes que participem das eleições como cidadãos responsáveis e comprometidos”, concluíram.