O Arcebispo de Pamplona e vice-presidente da Conferência Episcopal Espanhola (CEE), Dom. Fernando Sebastián, esclareceu que o Papa João Paulo II emfrenta a doença e a aproximação da morte com grandeza, à diferença da aproximação proposta pelo premiado filme Mar Adentro e “a eutanásia que nos preparam”.

No transcurso de sua visita “ad limina” no Vaticano, o Prelado espanhol qualificou de “digna de respeito” e “fecunda” a atitude com a que João Paulo II assume suas doenças. “Está mostrando as possibilidades de humanidade em uma situação de muita dor e deterioração física, mas onde a pessoa  cresce e se valoriza”, expressou.

Segundo o Arcebispo, “há muitas maneiras de enfrentar a enfermidade e a aproximação da morte”. A do Papa “me parece mais respeitável, grandiosa, humanamente falando, que a do filme e a eutanásia que nos preparam”, em alusão ao filme de Alejandro Amenábar, que ganhou o Oscar ao melhor filme estrangeiro.

O Arcebispo destacou a valente atitude de João Paulo II nos últimos dias frente à “propaganda em favor da eutanásia na Espanha” e assinalou que a fortaleza Pontífice  “é outra maneira, acredito que mais grandiosa humanamente, de enfrentar-se com a morte”.

“O Papa está mostrando como uma pessoa pode dar sentido a uma situação de enfermidade, de dor e de sofrimento”, declarou o Arcebispo. Além disso, o Prelado reiterou que o Papa está se sobrepondo “espiritualmente” a este momento de sofrimento.

Dom. Sebastián disse ter ido nesta segunda-feira ao Policlínico Gemelli “ levar uma mensagem de amor, comunhão, oração e esperança ao Santo Padre. Rezamos todos os dias, os fiéis vivem esperando as notícias sobre a saúde do Papa”, apontou.