Com a presença de cardeais e bispos da América Latina, a Pontifícia Comissão para a América Latina (CAL) anunciou que o próximo 12 de Dezembro às 5:30 p.m. na Basílica de São Pedro o Papa Bento XVI presidirá uma Missa para celebrar a festa de Nossa Senhora do Guadalupe. A Santa Sé confirmou a presença do cardeal Raymundo Damasceno Assis, presidente do episcopado brasileiro, na celebração.

A Missa, que recordará também o Bicentenário da Independência de alguns países latino-americanos, contará com a presença do Cardeal Nicolás de Jesus López Rodríguez (Santo Domingo); Cardeal Norberto Rivera Carrera (México); Cardeal Jaime Ortega y Alamino (Havana); Cardeal Oscar Rodríguez Maradiaga (Honduras); Cardeal Juan Luis Cipriani (Lima) e o Cardeal Francisco Javier Errázuriz (Chile).

Também participarão do evento Dom Nicolás Cotugno (Uruguai); Dom Pastor Cuquejo (Paraguai); Dom Víctor Sánchez (México) e Dom Andrés Stanovnik (Argentina); Dom José Luis Lacunza (Panamá). Na Missa a Conferência Episcopal Espanhola também contará com a presença de representantes de Sevilha e Segovia.

Segundo o comunicado da CAL, presidida pelo Cardeal Marc Ouellet, "com esta liturgia na Basílica vaticana, a Santa Sé participa das diversas comemorações e celebrações que estão acontecendo em quase todos os países latino-americanos, oferecendo ademais sua própria contribuição original como olhar católico aos processos de independência e ao legado de questões e desafios que vividos após".

Também estarão presentes alguns Ministros de governo e personalidades públicas e acadêmicas de diversos países latino-americanos. Todo o Corpo Diplomático dos países latino-americanos creditados ante a Santa Sé e representações diplomáticas da Espanha, Portugal, Estados Unidos e Canadá estarão presentes.

A Celebração Eucarística será concelebrada pelo Cardeal Tarcisio Bertone, Secretário de estado Vaticano; o Cardeal Marc Ouellet, Prefeito da Congregação para os Bispos, o Cardeal Norberto Rivera, que representará o mundo hispano-americano e o Cardeal Raymundo Damasceno representante do mundo lusoamericano.

Antes da Missa dois jovens por cada país latino-americano, escolhidos pelas respectivas Embaixadas ante a Santa Sé, ingressarão com suas respectivas bandeiras nacionais pela nave central de São Pedro e depois de uma breve saudação de homenagem à imagem de Nossa Senhora do Guadalupe colocada aos pés do altar, serão colocados ao lado e atrás do altar da cátedra durante toda a celebração.

Ao começo da cerimônia o Cardeal Marc Ouellet, na qualidade de Presidente da Pontifícia Comissão para a América Latina, dirigirá umas palavras de saudação, homenagem e gratidão ao Santo Padre.

As orações e cantos da Santa Missa serão em espanhol e português, enquanto que um coro convidado especialmente para esta ocasião se alternará com o Coro da Capela Sixtina.

A Rádio Vaticano transmitirá ao vivo a cerimônia em seis línguas e o Centro Televisivo Vaticano transmitirá diretamente a Santa Missa em vários países latino-americanos.