O reitor do Santuário de Fátima afirmou em uma recente declaração aos meios que os católicos, diante da crise que enfrenta Portugal, estão obrigados a responder às necessidades dos mais pobres e salienta que a instituição buscará reforçar a dimensão social e caritativa.

“Por muita necessidade que cada um de nós tenha, pode sempre ajudar alguém. E esse será um desafio não só para aqueles que são peregrinos de Fátima mas também um desafio lançado por Nossa Senhora a todos os que partilham a mesma fé”, afirmou o padre Carlos Cabecinhas esta quinta-feira, no Santuário da Cova da Iria.

As declarações aos jornalistas, recolhidas pela agência Ecclesia do episcopado portugês, foram feitas depois de o responsável ter anunciado que a pergunta “Quereis oferecer-vos a Deus?” será o tema do Santuário para 2011-2012, no quadro das comemorações do centenário das aparições, que será celebrado em 2017.

A interrogação, que segundo o testemunho das crianças Lúcia dos Santos e Francisco e Jacinta Marto lhes foi dirigida a 13 de maio de 1917 pela Virgem Maria, na sua primeira aparição, recorda que “neste tempo de crise e de drama para tanta gente” ninguém está dispensado de “ajudar quem quer que precise de ajuda”, ressaltou o sacerdote.

“As pessoas procuram o Santuário não apenas pela mensagem de esperança, mas também pela ajuda material, sobretudo nestes tempos conturbados”, referiu o sacerdote, acrescentando que a instituição, de acordo com os seus estatutos, mantém o apoio às entidades coletivas que requerem apoio.

Os recursos financeiros são insuficientes para atender os pedidos: “O Santuário não tem capacidade para responder a todas as solicitações e não pretende ser a solução para esses problemas. Pretende, isso sim, dar resposta imediata a algumas necessidades, e isso temo-lo muito a peito”.

O reitor sustenta ainda que a mensagem de Fátima “não perdeu nenhuma da sua frescura” e continua a ser “plenamente atual, sejam quais forem as circunstâncias”, como é comprovado pelo fato de o Santuário ser “um fenômeno plenamente eclesial mas também plenamente popular, no sentido em que as multidões acorrem”.

O conjunto de iniciativas previsto para o período 2011-12, compreende um ciclo de conferências, ao ritmo de uma por mês, até abril de 2012, e um simpósio teológico-pastoral nos dias 15 a 17 de junho, que vai abordar os "Horizontes contemporâneos da entrega de si".

De acordo com o testemunho, reconhecido pela Igreja Católica, das três crianças conhecidas como Pastorinhos de Fátima, ocorreram seis aparições da Virgem Maria na Cova da Iria e imediações, uma a cada mês, entre maio e outubro de 1917, recorda também a Agência Ecclesia.