Em sua declaração durante a 14º Conferência de Ministros Europeus –celebrada em Budapeste (Hungria) em 24 e 25 de fevereiro como parte do Conselho da Europa–, o delegado da Santa Sé, Arcebispo Juliusz Janusz, ressaltou que “o poder político, em todos seus níveis, deve administrar-se como um serviço à dignidade e aos direitos da pessoa humana”.

O também Núncio Apostólico na Hungria explicou que a razão de ser da administração pública é “servir o ser humano em todos os níveis de um Estado para construir uma sociedade mais livre e responsável”.

“O bom governo local e regional é realmente a 'conditio sine qua non' para que as autoridades locais e regionais mantenham fielmente sua missão de servir ao bem comum das comunidades. Para que o governo local e regional seja bom, é necessária uma forma de governo democrática” que promova “a participação na vida pública de todos os que vivem na comunidade, sem deixar à margem aos forasteiros. A informação adequada é um dos principais meios para a participação democrática”, sublinhou o Prelado.

O Arcebispo ressaltou também que “o bom governo local e regional implica o respeito do princípio de subsidiariedade”, que não exclui “a necessidade de solidariedade”, quer dizer, “sem esquecer os maiores interesses e as possíveis exigências dos setores menos influentes da sociedade”

“Um bom governo é aquele em que as autoridades políticas não esquecem nem desprezam a dimensão moral da representação política. A corrupção política causa uma grande desconfiança nas instituições públicas, ocasionando um descontentamento progressivo dos cidadãos pela política e seus representantes, que acaba por debilitar as instituições”, concluiu o Prelado.